Início Cultura Um dia para entender ainda mais a cultura alemã

Um dia para entender ainda mais a cultura alemã

Débora Dumke
[email protected]

Amanhã, quarta-feira, 14, acontece um evento com foco na valorização da cultura germânica. A iniciativa é da Comissão dos Festejos dos 173 anos da Imigração Alemã, juntamente com a Associação de Moradores do Bairro Linha Santa Cruz (Amorlisc) e Rotary Club. Ambos convidam para que todos participem da programação em alusão da chegada dos primeiros imigrantes alemães.


No dia haverá a tarde, noite cultural, palestra e diálogo com o tema “O que os imigrantes trouxeram além da mala?” com os doutores Jorge Luiz da Cunha e Lissi Bender. O evento acontece na Escola Estadual de Ensino Médio Affonso Pedro Rabuske, a partir das 16h em Linha Santa Cruz e às 20h, na Sede do Rotary Club Cidade Alta (Antiga Cooperativa).


Lissi Bender por um tempo foi cronista, no qual publicava textos em Língua Alemã. Parou quando precisou se dedicar mais no seu doutorado em Ciências Sociais na área de Antropologia Cultural, na Universidade Eberhard-Karls de Tübingen, na Alemanha. O historiador Jorge Luiz da Cunha da Universidade Federal de Santa Maria, é uma sumidade, um pesquisador que conhece como poucos a história Imigração Alemã no Brasil.


“A temática das palestras está relacionada com os seguintes subtemas com foco na tradição, educação, costumes, religião, arte, cooperativismo, gastronomia, artesanato e o simbolismo da época Natalina”, frisou o palestrante Jorge Luiz. Será uma noite cultural, com moldura natalina. “Optamos por esta temática, uma vez que pouco se aborda os aspectos imateriais que acompanharam os inúmeros imigrantes vindos a Santa Cruz”, disse Lissi Bender.


Na grande maioria dos eventos voltados para a imigração, os imigrantes são sempre representados portando uma mala. E quando se fala sobre o que trouxeram, fala-se de seus poucos pertences materiais e das sementes, ferramentas e terras que os primeiros receberam, quando aqui chegaram. “Será que com o pouco que trouxeram na mala e o pouco que receberam de auxílio foi o suficiente para iniciarem e colaborarem com o desenvolvimento de Santa Cruz? Que elementos conseguiram ser fundamentais para a implantação do comércio e da indústria? Como conseguiram projetar Santa Cruz no cenário gaúcho por meio da imprensa em idioma alemão?”, questionou Lissi. Essas e outras questões serão abordadas em forma de conversa e interação com os presentes. Será uma tarde e uma noite amena, de diálogo e confraternização em clima natalino, para celebrar os 173 anos da Imigração Alemã, em Santa Cruz.