Início Geral Saúde de Santa Cruz do Sul é reconhecida entre as três melhores...

Saúde de Santa Cruz do Sul é reconhecida entre as três melhores em prêmio nacional

Prefeitura foi uma das três finalistas no Prêmio Band – Cidades Excelentes, na categoria Saúde e Bem-estar para municípios acima de 100 mil habitantes

Foto: Luiz Fernando Bertuol
Vice-prefeito Elstor, secretária de Saúde, Daniela Dumke e a prefeita Helena com a distinção

Os serviços municipais de saúde de Santa Cruz do Sul receberam um reconhecimento nacional no último dia 30. A Prefeitura foi uma das três finalistas no Prêmio Band – Cidades Excelentes, na categoria Saúde e Bem-estar para municípios acima de 100 mil habitantes.

O evento, em sua segunda edição, foi uma promoção do Instituto Aquila, da Rede Bandeirantes.

A secretária de Saúde, Daniela Dumke, representou a Administração na cerimônia, ocorrida  no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília. Na tarde desta segunda-feira (05/12), Daniela apresentou o certificado da premiação à prefeita Helena Hermany e ao vice-prefeito e secretário de Planejamento e Orçamento, Elstor Desbessell.

Helena recebeu com muita alegria a notícia. “Ao longo do mandato, temos nos empenhado com um compromisso de campanha, que é cuidar das pessoas. Saúde é o ponto de partida para uma vida feliz e produtiva, e seguiremos nos esforçando para entregar serviços de qualidade à população”, declarou.

O vice-prefeito também saudou o resultado alcançado. “Este é o reconhecimento a um trabalho sério que vem sendo desenvolvido por nossa gestão, em benefício dos santa-cruzenses.”

Daniela deu detalhes sobre os critérios analisados pela premiação. Os municípios foram avaliados em nove pontos: cobertura da atenção primária; expectativa de vida ao nascer; número de leitos hospitalares (SUS) por mil habitantes; número de profissionais de saúde (SUS) por mil habitantes; proporção de internações sensíveis à atenção básica – ISAB; percentual da população com vacinação completa contra Covid; mortes por Covid; percentual de aplicação saúde – mínimo constitucional; e taxa de mortalidade infantil.

Para Daniela, a distinção confirma o comprometimento da atual gestão com a população. Para ela, a Prefeitura tem investido na qualificação e ampliação da assistência da atenção básica e também da rede hospitalar. Outros destaques, segundo a secretária, foram os horários estendidos de atendimento e a ampliação de horários, locais e dias de vacinação. Daniela também comenta que a prevenção vem concentrando as atenções da secretaria. “Tudo isso salienta a intenção da gestão, que é um propósito da prefeita Helena, que é cuidar das pessoas. Estamos buscando fazer isso da melhor maneira possível, ampliando sempre o acesso delas à saúde”, declarou.