Quartas de final, aí vamos nós. Com um primeiro tempo de cinema, o Brasil garantiu classificação para a terceira fase da Copa do Mundo Catar 2022 ao derrotar a Coreia do Sul por 4 a 1, na tarde desta terça-feira, 5, no Estádio 974, em Doha. A seleção brasileira enfrentará a Croácia, que eliminou o Japão, na próxima sexta, 9, a partir das 12 horas (de Brasília), na arena Cidade da Educação, também na capital catari, valendo vaga nas semifinais.
A equipe canarinho não quis saber de brincadeira e entrou em campo para mostrar que a derrota contra Camarões foi apenas um acidente de percurso. Logo aos 7 minutos, na primeira boa chegada, a seleção de Tite abriu o placar. Raphinha recebeu bom passe de Paquetá pela direita e cruzou na área. A bola passou por toda a defesa coreana e sobrou para Vinícius Júnior. O atacante dominou a bola e bateu com categoria no ângulo esquerdo do goleiro.
O gol brasileiro assustou a Coreia do Sul. Quatro minutos depois, Woo-Young Jung bobeou e perdeu a bola para Richarlison. O zagueiro acabou errando o chute e acertou o jogador brasileiro dentro da área: pênalti. Neymar foi para a cobrança e, com extrema categoria, ampliou a vantagem para 2 a 0 aos 13 minutos. A Coreia ameaçou reagir e assustou. Aos 17, Hee-chan Hwang recebeu na entrada da área e bateu de perna direita, no ângulo direito de Alisson. O goleiro voou e fez bela defesa.
Só que a tentativa coreana não durou muito. Aos 29 minutos, Richarlison assinou uma obra-prima no Estádio 974. Ele dominou de cabeça no ataque, fez embaixadinha, passou para Marquinhos, que tocou a Thiago Silva. O capitão encontrou o camisa 9 na cara do goleiro e o atacante não perdoou. Um golaço com direito à dança do pombo feita até por Tite: Brasil 3 a 0.
Aos 36 minutos, a goleada já estava sacramentada. Richarlison puxou contra-ataque e encontrou Vinícius Júnior. O atacante cruzou para Paquetá bater de primeira e marcar o quarto do Brasil. O camisa 7 teve chance de fazer o quinto aos 45 minutos, mas desperdiçou uma chance cara a cara com o goleiro Seung-gyu Kim. O Brasil ainda perdeu mais uma boa oportunidade com Richarlison, aos 48 minutos. O camisa 9 entrou livre pela direita e chutou rasteiro para mais uma boa defesa de Seung-gyu.
A Coreia voltou a assustar no início da segunda etapa. Son recebeu lançamento pela esquerda e bateu colocado na entrada da grande área. Alisson desviou e a bola foi pela linha de fundo. O Brasil respondeu com duas boas chegadas de Raphinha pela direita, mas foi parado pelo goleiro. Os coreanos quase fizeram o gol de honra com Hee-chan, que aproveitou erro de Danilo e soltou a bomba de perna direita. Alisson, mais uma vez, fez grande defesa e salvou. De tanto insistir, a Coreia chegou lá. E foi um golaço. Seung-ho Paik aproveitou sobra de escanteio pela direita e soltou a bomba no ângulo esquerdo de Alisson. Mas parou por aí. Final: 4 a 1 para o Brasil. (Agência Brasil)
Copa do Mundo Catar 2022
Oitavas de final
Brasil 4 a 1 Coréia do Sul
Quando: nesta segunda-feira, 5.
Onde: Estádio 974, em Doha.
Arbitragem: Clement Turpin (França), com Nicolas Dano (França) e Cyril Gringore (França); Slavko Vincic (Eslovênia).
VAR: Jérôme Brisard (França), com Alejandro Hernández (Espanha), Roberto Díaz (Espanha) e Benoît Millot (França).
Cartão amarelo: Woo-Young Jung (Coreia do Sul)
Gols: Brasil – Vini Júnior (7/1ºT), Neymar (13/1º), Richarlison (29/1ºT), Lucas Paquetá (36/1ºT); Coreia do Sul – Paik Seung-ho (36/2ºT).
Brasil – Alisson (Weverton); Éder Militão (Daniel Alves), Marquinhos, Thiago Silva e Danilo (Bremer); Casemiro, Lucas Paquetá e Neymar (Rodrygo); Raphinha, Richarlison e Vini Júnior (Gabriel Martinelli). Técnico: Tite.
Coreia do Sul – Seung-gyu Kim; Moon-hwan Kim, Min-jae Kim, Young-gwon Kim e Jin-su Kim (Hong Chul); Woo-Young Jung (Son Jun-ho), In-beom Hwang (Paik Seung-ho) e Lee Jae-sung (Lee Kang-in); Hee-chan Hwang, Gue-Sung Cho (Uijo Hwang) e Heung-min Son. Técnico: Paulo Bento.