“Se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros” João 13.14
“Onde está a família?” Esta é uma pergunta comum quando se olha para dentro da maioria dos lares. Relembra-se com saudade os tempos em que a família fazia as refeições em conjunto, trabalhava e se divertia em conjunto. Cada um se orgulhava do nome de sua família, pois este significava a sua própria unidade.
Na busca de melhores condições de vida todos saíram à luta. A consequência disto foi que as pessoas foram se distanciando. Mesmo estando juntas, cada uma passou a ter os seus próprios interesses, tornando-se estranhas umas com as outras.
Nessas condições a família deixou de cumprir a sua função. Ao invés de ser o elo de ligação entre um grupo de pessoas, ela passou a ser ambiente onde estas se chocam, agridem e ofendem. O encontro da família deveria sempre ser algo aguardado com ansiedade, pelo muito que ela representa para todos os seus membros. A hora das refeições em conjunto, deveria ser uma celebração de amor, prazer e motivação para todos.
Vivendo em família com seus discípulos, o nosso Salvador Jesus nos deu um exemplo muito grande de como devemos viver de maneira comunitária. Em nosso texto bíblico de hoje, lemos as seguintes palavras de Jesus: “Se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.” Com este ato, Jesus rompeu com qualquer grau de hierarquia e nos deu um poderoso exemplo de que viver em união só é possível quando todos estão dispostos a oferecer o melhor de si, pelo bem estar do outro, sem ninguém ser superior. Nesta doação de si é que se estreitam os laços que podem unir a família e fazer com que ela busque, cada vez mais, uma convivência maior e mais fraterna.
Apesar das dificuldades vividas até aqui, o seu lar poderá se tornar um lar feliz e acolhedor, desde que você se empenhe em conscientizar os demais familiares, e oferecer a sua parcela de contribuição para se alcançar o mesmo. Cada pessoa é carente de um lar que a acolha, e onde as pessoas estejam prontas a assumir com ela, as dificuldades do dia a dia.
Que o amado Deus, nos auxilie a construir um lar feliz. Fazendo-nos crescer no amor, para que possamos amar nossos queridos, como Cristo nos amou.
Um abraço, Rev Darci André Roehrs
Programação de Cultos:
Sáb 15 16h Harmonia, 19h SJReserva – Culto Gaúcho, 19h Centro, 19h COHAB
Dom 16 9h Várzea, 10h Centro – Culto Gaúcho, 15h Chá COHAB – Clube de Mães, 18h Faxinal