Início Educação Torneio Sesi de Robótica reúne 46 equipes

Torneio Sesi de Robótica reúne 46 equipes

Etapa estadual da First Lego League Challenge (FLL) acontece no Parque da Oktoberfest

Fotos: Fábio Leal
Evento, no Parque da Oktober, reúne mais de 300 estudantes

Mais de 300 estudantes com idades entre 9 e 16 anos estão reunidos desde quinta-feira, 24, e seguem até essa sexta-feira, 25, no Parque da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, para a etapa estadual do Torneio de Robótica First Lego League Challenge (FLL). As 46 equipes de 15 cidades gaúchas foram desafiadas ao longo dos últimos meses a construir soluções inovadoras para o futuro energético e apresentarão suas ideias durante a competição, que vai muito além de programar robôs. “O propósito do torneio é estimular as crianças e os adolescentes a pensarem formas criativas de resolver problemas reais que o mundo enfrenta. A robótica entra como uma ferramenta para incentivar a pesquisa científica, o trabalho colaborativo e promover a aprendizagem”, afirma a gerente de Educação do Sesi-RS, Sônia Bier.


Lançada oficialmente em 2 de agosto, em parceria com a empresa Qualcomm, a edição 2022/2023 da competição internacional traz como missão reinventar o futuro da energia sustentável e impulsionar suas ideias. O tema “Energize” aborda os desafios globais relacionados ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Organização das Nações Unidas (ONU), que busca “assegurar o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia”, “aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global” e “dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética” e o “acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia”.

Programação segue até essa sexta-feira, quando serão conhecidos os vencedores


Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, os estudantes constroem robôs baseados na tecnologia Lego Mind-storms, que devem ser programados para cumprir uma série de missões. A avaliação é feita nas categorias Projeto de Pesquisa, Design do Robô, Desafio do Robô e o Core Values (trabalho em equipe). Os times participantes precisam contar com entre dois e 10 integrantes – e podem estar associados a uma escola pública ou privada, clube, organização ou até mesmo ser apenas um grupo de amigos.


As cidades gaúchas com grupos selecionados para a etapa estadual são: Santa Cruz do Sul, com nove equipes, Porto Alegre e Gravataí, com seis equipes cada, Montenegro e São Leopoldo, com cinco, Sapucaia do Sul, com três, Campo Bom, Guaporé e Parobé, com duas, e Canoas, Farroupilha, Horizontina, Pelotas, Sapiranga e Caxias do Sul, com uma equipe cada.

Programação

O evento iniciou na quinta-feira com encontro dos juízes a partir das 8h30min. O check-in das equipes e a organização dos pits foram marcados para as 9h30 e, na sequência, reunião dos técnicos. A cerimônia de abertura, com apresentação de todos os times, ocorreu às 11h. A tarde foi destinada às competições, que seguiram até esta sexta-feira, 25, a partir das 9h. A cerimônia de premiação dos vencedores está programada para as 16h45min.


O Parque da Oktoberfest está localizado na Rua Galvão Costa, 755, no Centro de Santa Cruz do Sul. A entrada é gratuita para quem tiver interesse em acompanhar a competição.