Não é interesse neste editorial criar uma sequência de assunto através dos versículos, mas contribuir para que a gauderiada leia a palavra do Patrão.
“Apura Abrão! Saia logo desse galpão, eu sou teu Patrão, tu será pai de um baita gurizão, e como herança receba todo esse rincão” (Gênesis 15).
“Ezequiel abriu o peito: O Patrão manda dizer, ossarada véia, levantem dai tchê! E houve um alvoroço de osso se pechando, e naquele bochincho se levantou um baita exército. Nosso Deus é peleador” (Ezequiel 37).
“Tchê! Vivente que planta acabrunhado, vai colher dando pinotes de faceiro” (Salmos 126:5).
“O Patrão tem benção a reveria, e essa não judia” (Provérbios 10:22).
“Vivente! De nada adianta grandes feitos e proezas se tu não tem amor, é tudo inútil, mais inútil que buzina de avião” (1 Coríntios 13).
“Olha tchê! Havia um taura chamado João Batista, grosso e xucro e ainda se vestia de pelego. Espraiava o evangelho de arrependimento para aqueles que andavam errantes. E proseava ele com a gauchada: Se aprochega um baita qüera, e eu não me atrevo nem a desatar suas bota, eu batizo com água, mas este batizará no fogaréu pelo Espírito Santo. E logo Jesus se aprochegou a sanga para ser batizado por João Batista. Logo que desceu as águas ecoou uma baita voz do céu. Mazáh! Esse é meu guri!” (Mateus 3).
“Mas que tal o aperto que os viventes Paulo e Silas passaram diante da multidão, depois de uma tunda de relho foram jogados na prisão, muitos em tal situação estariam acabrunhados, mas estes não se entregaram não, estavam bem faceiros abrindo o peito e louvando ao Patrão” (Atos 16:23).
“Olha tchê! O pecado não vende fiado, o vivente que anda errante acaba batendo as bota. Mas o Patrão do céu dá de lambuja uma vida buena uma barbaridade” (Romanos 6:23).
“Compartilho com os viventes o aperto que passou o Guapo de Nazaré, mas não frouxou de jeito algum. Tchê! Se tu é mesmo guri do Patrão transforme em cacetinho esses tijolão. Bem capaz! Tu acha que é só de cacetinho que vive o gaúcho? Vivemos é da palavra do Patrão” (Mateus 4:3-4).
“Prosa o Guapo de Nazaré: Se aprocheguem os esgualepados, e levo tua mala de garupa vivente” (Mt 11:28).
“Apura chinoca! Acorda as cria! Pé no estribo, simbora pra casa do Patrão. Taí um convite que me deixa tri faceiro, ir a casa do Patrão Celeste, Deus vivo e verdadeiro” (Salmos 122:1).
“Todo lugar que colocar a sola da bota é teu tchê” (Josué 1).
“O Anjo proseou: Não te mixa! Trago uma notícia buena, e a gauchada ficará mais faceira que lambari em sanga. Lá na querência de Davi nasceu o guri, filho do Patrão que trará salvação. E vão encontrar o piazito deitado nos pelego” Lucas 2:10-12).
“Minha alma grita mais que tropeiro pelo Senhor, e na sua presença fica mais faceira que pica-pau em tronqueira” (Salmos 42:1).
Mas bah tchê, parabéns pelo dia do Gaúcho, e que o Patrão do céu abençoe nossa querência amada.
Extraído e adaptado: http://www.facebook.com/Pastor.Gaucho#!/Pastor.Gaucho