A Escola de Educação Básica Educar-se conta com vários projetos dentro do educandário, com a finalidade de potencializar o aprendizado. São diversas mãos que fazem com que o ensino se torne algo leve e ao mesmo tempo aprofundado, indo muito além da sala de aula.
BioEducar-se
Das salas de aula da Escola Educar-se florescem ações voltadas à preservação e à conservação do meio ambiente. No cotidiano, no educandário ou em casa, os estudantes são convidados a fazer boas ações, tais como a redução e a separação de resíduos. É um incentivo à reflexão e à conscientização que rende frutos únicos. Por meio de projetos de sustentabilidade, todos da comunidade escolar são convidados a repensar sua atuação no mundo. São momentos que propiciam uma atenção especial sobre o papel de cada um. Para tanto, as ações também são realizadas em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e com outros parceiros.
Iniciação Científica
Da sala de aula podem surgir grandes pesquisadores. É por isso que a Escola Educar-se procura despertar, em todos os envolvidos da comunidade escolar, o gosto pela investigação. Os estudantes podem trabalhar diferentes temas e assuntos que consideram instigantes, curiosos e significativos para si e para a sociedade como um todo. A Educar-se também acredita que a investigação científica contribui para além do conhecimento formal do estudante. É a aprendizagem que ocorre por meio de experiências de estudos e de pesquisas que promovem a articulação dos saberes, contextualizados no mundo em que vivem. Ao longo dos anos letivos ela se torna parte do cotidiano escolar.
Saídas de Campo
Esta é a chance que os estudantes têm de verificarem, na prática, o conteúdo estudado em sala de aula. Ao longo do ano letivo, a Escola Educar-se conta com um grupo específico que pensa nas melhores opções de saídas para as turmas. É por meio delas, na companhia de professores e monitores, que os estudos e as pesquisas curriculares ganham novo propósito e deixam a sala de aula ainda mais interessante. Essa interação e a estimulação às relações afetivas e cognitivas têm papel fundamental no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes.