Débora Dumke
[email protected]
A Escola de Educação Básica Educar-se, conta com uma aprendizagem com amorosidade, afeto e com grandes aprendizagens para além da sala de aula. São conhecimentos que potencializam o estudante para pensar fora da caixa, trazendo a prática para a teoria.
O novo ensino médio será composto por 1.800 horas de Formação Geral Básica e 1.200 horas de Itinerários Formativos, sendo divididos em Núcleo Comum, Eletivas e Trilha, especifica para cada ano. “Temos um leque muito grande de itinerários formativos, no que diz respeito de eletivas. A ideia é ver os estudantes com os seus potenciais e poder encontrar o seu planejamento de vida, suas perceptivas e ter esses novos horizontes. Que daqui a pouco é a despedida da escola”, disse a Diretora Cristiane Iserhard Machado.
Núcleo comum
As disciplinas do núcleo comum são obrigatórias, sendo Projeto de vida que visa um amplo repertorio formativo e estabelece uma relação com todas as áreas do conhecimento. Envolve três dimensões: pessoal, social e profissional. Outra disciplina é Leitura e produção de textos que desenvolve e aprimora competências e habilidades que envolvam uma melhor comunicação tanto oral quanto escrita, com enfoque na leitura, interpretação e compreensão textual; produção e interpretação de diferentes gêneros textuais e por fim, prática e produção científica, ampliando a capacidade de problematizar, investigar, agir de forma metodológica e cientificamente na realidade social, compreendendo, valorizando e aplicando o conhecimento sistematizado, por meio da realização de praticas e produções científicas relativas às diferentes áreas do conhecimento.
Trilhas
Busca expandir e aprofundar os aprendizados promovidos pela Formação Geral Básica (FGB). Essa ampliação ocorre em articulação com temáticas contemporâneas. Permite maior articulação entre os conhecimentos curriculares (competências e habilidades) e sua aplicação m diferentes contextos. Trilha de aprofundamento nas áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Linguagens e suas tecnologias e Ciências humanas e sociais aplicadas.
Disciplinas Eletivas
O foco para o ano que vem é o novo ensino médio, em que existem as trilhas de aprofundamento que contemplam uma série de olhares das áreas, e as disciplinas eletivas, sendo elas: Educação financeira I; Educação para mídias; Investigações experimentais em Ciências da Natureza; Empreendedorismo; Cena do crime: uma abordagem científica; Cultura brasileira; Produtos naturais na promoção em saúde; STEM I: Engenharia da Criatividade; A dinâmica do corpo humano; Processos Artísticos nas Artes Plásticas; Cidade: um laboratório vivo; Robótica e Automação; Ciência e tecnologia na cidade contemporânea; Oratória, Debate e Geopolítica; Design e criação – produção e divulgação de conteúdos nas mídias sociais e Educação Financeira II: Investimentos.
A escola está com esse olhar atento para o jovem, dando uma atenção de profissionais específicos para trabalhar o Ensino Médio. Também haverá a ampliação estrutural da escola e existe a parceria com a universidade, e assim serão utilizados cada vez mais esses espaços. “Os estudantes precisam deste apoio para dar o impulso às suas escolhas futuras, seja aqui na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), no trabalho novo ou no exterior”, relatou a diretora.
Viagens de estudos
Esse ano o educandário teve duas grandes viagens de estudos uma para São Paulo, com as turmas de 9º anos do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. O destino foi para os 100 anos da Arte Moderna e outra para Minas Gerais, com as turmas de 7ºs e 8ºs anos do Ensino Fundamental, como o intuito de conhecer todos aspectos geográficos, históricos e literários. A diretora ainda conta que ano que vem, em janeiro, também estarão inaugurando as viagens para Inglaterra e Londres.
A escola está colocando o educandário em uma vitrine de possibilidades, de escolhas, abrangência desse mundo de condições, mas também em contra ponto “Do quem sou eu?” Essa pessoa humana, de valores muito fortes. Que a gente evolua cada vez mais nessa proposição deste ser que cresce, pensa e sente. Esse ser que é pessoa, que é gente, que pode pensar com sabedoria com conhecimento para o bem coletivo. Que esse indivíduo se entenda como pessoa dentro de um espaço coletivo. O mundo é para todos”, refletiu Cristiane.
A escola está sempre engajada em projetos, um deles é a da sustentabilidade. O mais recente foi Lixo Zero. Existe também um número muito grande participando das olimpíadas de Física. Alguns estudantes foram convidados para ir na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), participar de bancas e foram agraciados com a sua qualidade de trabalhos. A área dos esportes também estão crescendo bastante como a modalidade de Atletismo e Voleibol, trazendo grandes conquistas para o Educar-se, entre outros projetos. “Estamos com uma dinâmica muito grande nos trabalhos científicos, na arte e no teatro. Outra área que está crescendo é a da música. “Temos um grupo de canto composto por crianças e jovens e um com os profissionais. É um momento para estar junto, extravasando, formando um grupo e incrementar cada vez mais para o ano que vem”, contou a diretora Cristiane.
Turno Educar-se
Ano que vem o Turno Educar-se terá novas possibilidades, contará com um espaço mais amplo. “Com isso estaremos realizando esse espaço de acolhida, aconchego. De sentir prazer de estar na escola, porque ficar o dia inteiro é necessário inovar de forma muito bacana,” informou a diretora. Além disso, também conta com atividades complementares, e algumas estarão disponíveis para a comunidade, em que a população poderá até a escola participar, mesmo que não seja aluno. Em breve estarão disponibilizando valores e maiores informações.
“Estar na Escola Educar-se é estudar com profissionais qualificados, que não param de estudar, que tem em suas dinâmicas cotidianas o estudo. Encontram profissionais com pós-graduação, mestrado e doutorado e isso faz um diferencial muito grande com o trabalho com os estudantes. A nossa escola pensa o lugar de acolher e de afeto e também aquele que ensina e que se aprende”, concluiu.
Matrículas
As pré-matrículas estão acontecendo desde maio e julho, para segurar as vagas para o próximo ano. Já as matriculas estarão sendo realizadas no dia 28 desse mês.