O Cine Santa Cruz (Avenida Senador Alberto Pasqualini, 18, Centro), no Shopping Santa Cruz, receberá na terça-feira, 22, a exibição de filmes selecionados no Panorama Estadual da 5ª Mostra Sesc de Cinema. A atividade começará às 19 horas. Ao longo deste mês, diversas cidades gaúchas têm realizado exibições gratuitas das obras, num total de 19, entre filmes de curta, média e longa-metragem.
Em Santa Cruz do Sul, serão cinco trabalhos apresentados, cuja exibição tem o objetivo de difundir e incentivar a produção cinematográfica local. Um dos trabalhos é o curta-metragem feito no município, “Aquele da Paixão”, dirigido por Diego Taffarel e Zé Correa Taffarel, que, inclusive, é convidado para um debate sobre o filme após a apresentação.
As obras escolhidas vencedoras da Mostra no Rio Grande do Sul foram definidas por uma comissão nacional a partir de aspectos técnicos e narrativos, além de elementos sociais, diversidade de linguagens e representatividades de gênero, raça, cor e territórios. O concurso de cinema, resultado de um edital nacional, distribuirá mais de R$ 100 mil em licenciamentos aos cineastas ganhadores da etapa, chancelando o compromisso do Sesc com a cena audiovisual.
No Panorama Brasil, o Rio Grande do Sul está representado pelo filme “Quando Ousamos Existir”, dos diretores Cláudio Nascimento e Marcio Caetano, que será exibido em mostra online. Outras informações sobre o projeto estão disponíveis no site www.sesc-rs.com.br/mostradecinema.
Filmes em Santa Cruz
Aquele da Paixão
Direção: Diego Taffarel e Zé Correa
Ano: 2022
Duração: 17 minutos
Tipo: documentário
Classificação: livre
Cidade: Santa Cruz do Sul
Sinopse: E não duvide que um dia eu vire lenda, samba, boêmia e paixão: recortes da vida de um sambista na cidade mais germânica do Rio Grande do Sul.
Esporas
Direção: Gustavo da Silva e Helder Machado
Ano: 2021
Duração: 9 minutos
Tipo: ficção
Classificação: livre
Cidade: Santa Maria
Sinopse: “Esporas” é um trabalho de videodança que aborda a manutenção das masculinidades no contexto da cultura tradicional gaúcha. Em uma mangueira, dois homens entram em confronto para tentar subjugar um ao outro. Qual dos dois sairá vitorioso?
Maria
Direção: Guilherme de Carli
Ano: 2021
Duração: 8 minutos
Tipo: documentário
Classificação: livre
Cidade: Porto Alegre
Sinopse: “Maria” é um sincero e emocionante pedido de desculpas. A partir de imagens de arquivo pessoal e através de diferentes intervalos espaciais e temporais, o filme apresenta uma relação entre uma avó e seu neto. A reflexão parte do ponto de vista do neto que, passados mais de vinte anos da data da gravação, revê as imagens e não se reconhece. É esse neto que, nos dias de hoje e em primeira pessoa, narra um pensamento em relação ao comportamento humano e promove um olhar sensível à maturidade e à sabedoria adquiridas ao longo da vida.
Sinal de alerta – Lory F
Direção: Frederico Restori
Ano: 2021
Duração: 18 minutos
Tipo: documentário
Classificação: livre
Cidade: Porto Alegre
Sinopse: Numa poesia beat visual, o filme viaja para o passado de forma lisérgica ao rebobinar o tempo e as imagens de arquivo como fita cassete e VHS, retratando a rebeldia dessa artista ímpar, Lory F, que ocupou seu espaço no rock’n roll, numa época em que poucas mulheres conseguiam conquistar seu espaço.
Subsolo
Direção: Erica Maradona e Otto Guerra
Ano: 2020
Duração: 8 minutos
Tipo: ficção-animação
Classificação: livre
Cidade: Porto Alegre
Sinopse: Três amigos frequentam diariamente a mesma academia em busca de seus ideais de corpos. Apesar de assíduos, convivem com os frustrantes deslizes que acontecem longe das esteiras, fazendo girar as engrenagens de um ciclo interminável.