Início Religião Espiritismo VIII

Espiritismo VIII

Odilon Blank

Continuaremos com perguntas e respostas, dentro da filosofia da Doutrina Espírita, e extraídas do “Livro dos Espíritos”
9- Que ideias temos dos atributos de Deus? Se uma das perfeições da Divindade não fosse em grau infinito, já Ele não seria superior a tudo. É eterno pois não pode ter tido princípios. É imutável, pois se mudasse, as leis universais seriam instáveis. É imaterial, pois difere de tudo o que é material. É único, pois com mais deuses, não haveria unidade de poder de ordenação do Universo.
10- Deus é pessoal ou resultante das forças e inteligências do Universo? Ele é pessoal pois senão seria efeito e não causa. Crede-me, não vades além. Estudai vossas imperfeições para vos libertardes delas, o que será mais útil do que quererdes penetrar o impenetrável. As obras de Deus não são o próprio Deus, como o quadro não é o pintor que pintou.
11- Pode o homem conhecer o princípio das coisas? Não, nem tudo o homem pode saber neste mundo.
12- Saberá o homem um dia o mistério das coisas adultas? O véu levanta-se à medida que ele evolui; para compreender certas coisas necessita-se de faculdades que ainda não possui. O homem não pode ultrapassar os limites estabelecidos por Deus.
13- A matéria existe desde toda a eternidade ou foi criada por Deus? Só Deus o sabe. Ele nunca esteve inativo.
14- O que é Espírito? O princípio inteligente do Universo. A inteligência é um atributo essencial do Espírito.
15- O Espírito independe da matéria? São distintos um do outro, mas sua união é necessária para intelectualizar a matéria.
16- Pode-se conceber o Espírito  sem a matéria e vice-versa? Sim, pelo pensamento.
17- Há então dois elementos gerais do Universo: Matéria e Espírito? Sim e acima de tudo Deus, o criador de tudo. Ao elemento, material junta-se o fluido universal, intermediário entre o Espírito e a matéria, demasiado grosseira para que o Espírito possa exercer ação sobre ela. Este fluido universal é o princípio sem o qual a matéria estaria sempre dividida e nunca adquiriria as qualidades que a gravidade lhe dá.