Início Esportes Ginástica Rítmica: Atletas do Mauá brilham na final nacional

Ginástica Rítmica: Atletas do Mauá brilham na final nacional

Rafaela Teixeira e Melissa Forgiarini se destacaram no individual geral, e Milena Bartz foi campeã na fita
Foto: Divulgação/Mauá

As ginastas do Colégio Mauá continuam a brilhar nas competições. Desta vez, três alunas da instituição garantiram novas conquistas na ginástica rítmica para Santa Cruz do Sul. As medalhas foram obtidas entre quarta-feira e domingo últimos, 2 e 6, em São Bernardo do Campo (SP), na Final Nacional da modalidade, evento promovido pela Confederação Brasileira de Ginástica. Milena Bartz venceu a disputa do aparelho fita, enquanto Melissa Forgiarini e Rafaela Teixeira foram ao pódio no individual geral (soma das notas dos aparelhos maças e arco).

O técnico Rafael Luz avaliou que o resultado foi fruto de muita dedicação das atletas, que já haviam obtido grandes resultados na Regional Sul, etapa classificatória para a Fina Nacional. “Foram cinco dias de total envolvimento da equipe do Mauá. Nos preparamos durante todo o ano para chegar nessa competição em condições de disputar os títulos e sabíamos que resultado seria consequência de nosso trabalho e dedicação. Independentemente de qualquer medalha, queríamos ver nossas ginastas brilharem em quadra”, ressaltou.

Participar da Final Nacional por si só, já foi considerado um feito para as ginastas do Colégio Mauá. “Estávamos muito felizes pelas vagas que conquistamos no Regional. Foi uma competição dificílima e nossas três ginastas alcançaram o principal objetivo, que era assegurar a classificação para a Final Nacional”, lembrou a treinadora da equipe, Bruna Martins.

Disputa acirrada

Considerado o encontro dos principais ginastas do Brasil, a Final Nacional de GR consiste em uma disputa de técnica, graça e beleza, exigindo controle emocional e muita resistência física dos competidores. “Por ser um evento longo e uma final, a parte emocional dos atletas acaba fazendo a diferença. Por isso, juntamente com o preparo técnico e físico, priorizamos o emocional”, explicou Luz.

Para Bruna, um momento marcante foi ver o reconhecimento e os elogios do público para as ginastas santa-cruzenses. “Muito mais que medalhas e resultados, conquistar a plateia mostra que estamos no caminho certo, fazendo do esporte uma arte, que é justamente o maior desafio da ginástica rítmica”, salientou ela, que já integrou o time de GR do educandário.

“Para o Mauá, a conquista das ginastas é um grande feito e motivo de orgulho para toda a comunidade. Nossas ginastas representaram muito bem o colégio, a nossa cidade e o Rio Grande do Sul. Cumprimentos os treinadores e atletas”, comemorou o diretor-geral da escola, Nestor Raschen.

Os resultados

– Milena Bartz, 16 anos – Categoria adulta nível 1: campeã no aparelho fita

– Rafaela Teixeira, 14 anos – Categoria juvenil nível 2: 3ª colocada individual geral

– Melissa Forgiarini, 15 anos – Categoria juvenil nível 1: 3ª colocada individual geral e vice-campeã no aparelho arco