Início Religião Família, Trabalho e Festa!

Família, Trabalho e Festa!

Dom Canísio Klaus*

Simultaneamente ao Dia dos Pais, a Igreja no Brasil lança a Semana Nacional da Família. Além de se alegrar com o trabalho dos pais e comemorar as coisas bonitas que são realizadas pelas famílias, a Igreja, com esta semana, quer chamar a atenção da sociedade para a importância da instituição “família”, alertando para os riscos que estão pairando sobre ela. Isso porque “a família é um dos tesouros mais importantes dos povos latino-americanos e caribenhos e é patrimônio da humanidade” (DA, 432).
Em 2012, o tema da Semana é “Família, Trabalho e Festa”.
Para sobreviver, os membros da família precisam trabalhar.
No passado, a função de prover o sustento da família era tarefa exclusiva do homem. Nos tempos modernos, homem e mulher se unem na conquista do pão de cada dia, sendo que são poucas as famílias onde a mulher continua a ser uma mera “dona de casa”. Ao saírem para trabalhar, muitas mulheres assumem dupla jornada de trabalho. Elas continuam a ser “donas de casa” e dão conta de um emprego para ajudar no sustento da família. Para nossa alegria, sempre mais vemos esta dupla jornada de trabalho sendo partilhada entre homens e mulheres, sendo que os maridos estão se unindo às esposas na realização das lidas domésticas. A Semana da Família, além de motivar esta partilha de trabalho, quer chamar a atenção das pessoas para que sejam vigilantes e não deixem o trabalho prejudicar a vida familiar.
A festa é o segundo elemento importante na vida das famílias, destacado pela Igreja em 2012. Ela engloba a gratuidade.
O dia de festa por excelência, é o domingo. Por isso, desde sempre, a Igreja fala da importância de “guardar domingos e dias de festa”. Com isso, se pretende garantir um tempo para as famílias poderem se reunir em comunidades e fazerem as suas orações. Também se pretende garantir um tempo para as famílias poderem conviver entre si e se relacionarem com outras famílias. A Semana da Família poderá ser uma boa oportunidade para aprofundar a observância deste “dia de festa”. Na Conferência de Aparecida, se alertava para “a crescente prática de políticas públicas e iniciativas privadas de promover inclusive o domingo como dia de trabalho”, dizendo tratar-se de “uma medida profundamente destrutiva da família e dos pais” (DA 463,e).
Aproveito o início da Semana Nacional da Família para invocar a benção de Deus sobre todas as famílias. Ao mesmo tempo, aproveito o Dia dos Pais para cumprimentar a aqueles homens que tiveram a graça de gerarem um filho, convidando-os a se espelharem em São José no cumprimento do seu papel de pais e de esposos. Que Deus abençoe as famílias e seja solícito para com os pais!

*Bispo Diocesano