Início Especiais Santa Cruz: capital nacional do tabaco

Santa Cruz: capital nacional do tabaco

O município é considerado polo mundial da indústria fumageira e tem no tabaco sua principal fonte de receita, emprego e renda

Foto: Ana Souza
Secretário Hardi Panke: “Sem o produtor do tabaco, não teríamos o desenvolvimento que temos em Santa Cruz”

Ana Souza

[email protected]

Pelas mãos do produtor do tabaco passa diretamente o desenvolvimento de nossa Santa Cruz do Sul. O município é considerado polo mundial da indústria fumageira e tem no tabaco sua principal fonte de receita, emprego e renda. Embora o setor do tabaco represente uma fatia significativa no bolo industrial, a diversificação já é uma realidade crescente no Município. Destacam-se indústrias do setor alimentício, metalúrgico e farmacêutico.

 Das cerca de 600 indústrias instaladas, grande parte opera às margens das rodovias que cortam o município, facilitando a logística de mercadorias. A que mais reúne empreendimentos é a BR 471, estrada que dá acesso à vizinha Rio Pardo e é caminho para o Porto de Rio Grande, Região Metropolitana e Fronteira Oeste. As principais companhias de Santa Cruz do Sul – em especial as fumageiras – estão no Distrito Industrial.

O produtor de tabaco é de fundamental importância para a economia de Santa Cruz do Sul, destacou o Secretário Municipal de Agricultura, Hardi Lúcio Panke. “Nosso município é o que é por causa do tabaco, que faz a alavanca e propulsiona  o crescimento de nossa cidade. É fundamental este cultivo e renda para toda a região.”

DIVULGAÇÃO/RJ
Tabaco é considerado o carro-chefe da economia em Santa Cruz

O ano de 2021, conforme o secretário, foi considerado muito bom para os produtores. “Houve um incremento no preço da arroba, apesar dos insumos terem alta no preço. Toda a cadeia produtiva teve crescimento, tanto para o produtor quanto para as empresas em arrecadação e geração de emprego. O comércio também teve crescimento!”

Sem o produtor de tabaco, nossa região não teria o desenvolvimento que tem. “O produtor nos dá este progresso. Somos uma referência em toda a região,  no Estado e no Brasil. Santa Cruz é o que é por causa da produção do tabaco.”