O desfile temático que encaminhou o encerramento da 37ª Oktoberfest e Feirasul encantou o público na Rua Marechal Floriano no domingo, 23, em Santa Cruz do Sul. Uma manhã ensolarada e de temperatura agradável foi o cenário perfeito para o evento superar a parada de uma semana antes e encantar cerca de 50 mil pessoas com a participação de 4,8 mil figurantes e dez carros alegóricos.
A esperança, o renascimento, o amor, o reencontro, a saúde, as memórias, a confraternização e a alegria estiveram presentes em cada momento do desfile coordenado por João Goerck, com direção artística de Sérgio Ávila e participação de dezenas de voluntários. “Mais uma vez tivemos um desfile compacto, que atraiu uma multidão pelas ruas de Santa Cruz. Estamos muito felizes pelo trabalho da nossa equipe e de toda a Coordenação Executiva”, festejou Goerck.
As recepcionistas do Parque da Oktoberfest e os voluntários da Coordenação Executiva, animados pela Banda Munich, abriram a parada. Na Fubica do Fritz, além da prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany (Progressistas), estavam o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), e a primeira-dama Sônia Vieira.
A comissão de frente, formada por dez bailarinos, fez referência aos temas do desfile e apresentou o casamento do príncipe Luiz I e da princesa Terese em 1810, o que originou a Oktoberfest em Munique, na Alemanha. A família Fritz, Frida, Max e Milli vieram no primeiro carro alegórico, o “Retorno”, enquanto a rainha da 37ª Oktoberfest, Daniele Müller, e princesas Thaissy Balczarek, e Estéfani Wegmann, embelezaram a alegoria “Esperança”. As soberanas de edições anteriores apareceram em seguida, à frente da bicicleta coletiva Zig Zag Zug.
O carro “Renascimento”, com a tradicional dança das fitas; o “Reencontro”, que trouxe a dança e a música; e o “Amor”, que representou o convívio em família, sensibilizaram o público pela beleza e animação. Depois, vieram as alegorias “Turismo e a beleza da mulher santa-cruzense”, “Memórias” e “Saúde, Amigos e Esportes”. Os encontros em família com uma deliciosa cuca foram destacados no carro “Confraternização”.
Como tradicionalmente acontece, as cucas e o chope do Bierwagen foram distribuídos ao público. Grupos de danças folclóricas alemãs, empresas patrocinadoras, associações comunitárias, clubes de serviço e entidades empresariais participaram, totalizando 4,8 mil figurantes. Depois de cruzar o Túnel Verde da Rua Marechal Floriano, o desfile finalizou dentro do Parque da Oktoberfest.