Mesmo que a projeção inicial de receber meio milhão de visitantes não se confirme, a 37ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, organizada em parceria entre a Associação de Entidades Empresariais (Assemp) e Prefeitura, tem excelentes motivos para comemorar. Nas últimas três semanas, música, dança, gastronomia e muita alegria tomaram conta da cidade no retorno da maior festa germânica do Rio Grande do Sul ao modelo normal.
“Uma festa da retomada, do reencontro e dos abraços. Uma festa que nos encheu de alegria ao celebrar a vida e a saúde. Ver o parque lotado e o público prestigiando os bailes, os shows, os desfiles e a feira nos deixa com a sensação do dever cumprido”, avaliou a presidente da 37ª Oktoberfest, Roberta Pereira.
Com o tema “Vida – Alegria – Saúde”, o evento teve pontos diferenciados com relação às edições anteriores. A maior inovação foi a eliminação do uso de copos descartáveis, o que representa 2 toneladas a menos de lixo no meio ambiente. “O copo reutilizável foi muito bem aceito pelos visitantes, superando a nossa expectativa. Além de cumprir com o seu propósito de substituir aproximadamente 500 mil copos utilizados a cada festa, ainda voltou para a casa dos visitantes como uma lembrança da Oktoberfest Santa Cruz”, frisou a presidente.
Dois pontos que também se destacaram na Festa da Alegria foram a remodelação do layout do parque, com melhor utilização da área à direita do pórtico principal e os horários de gratuidade em todos os dias, que proporcionaram um fluxo maior de visitantes. “Com diversos estandes e atrações no lado direito, conseguimos melhorar o movimento naquela área e também a circulação no restante dos espaços”, destacou o presidente da Assemp, Fábio Costa de Borba. Já a gratuidade, segundo ele, atendeu um desejo da comunidade e ainda contemplou a Lei Federal de Incentivo à Cultura, que viabiliza a programação de danças.
A ampliação do período da festa, realizada em três finais de semana, também foi uma novidade. “O terceiro fim de semana, de tempo bom e temperatura agradável, foi fundamental para o sucesso do evento e demonstrou a boa aceitação da inovação por parte do público”, ressaltou Borba. A avaliação final do evento, bem como os números oficiais de público, consumo de bebidas e vendas na Feirasul e no Pavilhão da Agricultura Familiar devem ser divulgados pela Assemp e Coordenação Executiva no decorrer desta semana.