Com um final de jogo eletrizante, o União Corinthians acabou superado pelo Caxias Basquete na estreia do Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/2023. A equipe santa-cruzense chegou a terminar o primeiro período na frente, levou a virada no segundo, mas por muito pouco não conseguiu a vitória. A partida terminou em 68 a 65 para os donos da casa (11 a 16, 13 a 18, 24 a 11, 20 a 20) em clássico gaúcho disputado na noite dessa sexta-feira, 21, no Ginásio do Sesi, em Caxias do Sul.
Os destaques do União Corinthians foram o ala Enzo Ruiz, com 20 pontos e 6 rebotes, além do ala/pivô Paulichi, com 14 pontos. Ainda pelo lado santa-cruzense, o ala/pivô Aguerre anotou 9 rebotes. No outro lado, treinado por Rodrigo Barbosa, os principais nomes foram o ala/pivô Diego, com 16 pontos e 6 rebotes, e o ala Pedro, com 4 pontos, 7 rebotes e 4 assistências.
O quinteto inicial teve Enzo Ruiz, Teichmann, Simms, Vithor Lersch e Federico Aguerre. Já o Caxias entrou em quadra com Deryk, Gabriel, Mathias, Humberto e Arthur. Em duelo marcado por muito erros, o primeiro quarto teve um União Corinthians mais preciso nos arremessos, encerrando em 16 a 11 a seu favor.
Com uma melhora ofensiva das duas equipes, o União Corinthians teve na figura de Paulichi o grande nome do segundo quarto. Com as bolas de três do ala/pivô, o Unico foi para o intervalo vencendo por dez pontos de diferença, 34 a 24. Porém, não demorou muito para os donos da casa derrubarem a vantagem. Com falhas na marcação, a equipe santa-cruzense viu o placar ser igualado logo nos primeiros minutos do terceiro quarto. Mais atento no jogo, o Caxias ainda virou na última bola, com um arremesso de três quase do meio da quadra.
Com vantagem de três pontos no último quarto, o Caxias chegou a abrir vantagem de 8 pontos. Contudo, o União Corinthians reagiu, contando com o armador Augusto inspirado. Com a vantagem dos donos da casa caindo, o UniCo teve a bola do jogo faltando três segundos para o cronômetro zerar, mas Paulichi foi desarmado quando se preparava para o arremesso da virada. Na sequência, foi obrigado a fazer a falta e o Caxias acabou fechando em 68 a 65.
Depois da estreia fora de casa, os comandados de Athos Calderaro terão uma sequência de dois jogos em casa diante dos representantes do Distrito Federal. O primeiro duelo será em 1º de novembro, terça-feira, contra o Brasília. Dois dias após o adversário vai ser o Cerrado. Ambos começam às 19h30 no Ginásio Arnão. A venda de ingressos para os jogos inicia na segunda-feira pelo site ingressos.uniaocorinthians.com.br ou nos pontos de venda em Santa Cruz: Loja do Esportista, RS Uniar, SS Sports e secretaria do clube.