Início Cultura Plataformas de vídeo em 360 graus viram febre

Plataformas de vídeo em 360 graus viram febre

Anderson Lima
Estandes institucionais, como o da Spaten, oferecem o serviço de forma gratuita

Quem visitou o Parque da Oktoberfest ou acompanhou a festa pelas redes sociais já sabe. Uma das grandes febres da atual edição da maior festa alemã do Rio Grande do Sul são as plataformas que gravam vídeo 360 graus. Os modernos equipamentos estão em tempo integral em pelo menos três estandes: Spaten (patrocinadora master do evento), Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Concessionária Rota de Santa Maria.


A plataforma é considerada uma atualização das cabines fotográficas, tendo como produto final o vídeo. Tudo funciona da seguinte forma: até duas pessoas sobem na estrutura, que carrega um braço automatizado com uma câmera, responsável pelas gravações em 360 graus, e um anel de luz. O braço gira em torno do próprio eixo e tem capacidade de capturar a movimentação das pessoas. Entre a gravação e a edição do vídeo, é necessário menos de 1 minuto. O produto é disponibilizado assim que pronto, com direito a música de fundo e sem custo para o público.

Carolina Appel
Em parceria com a Unisc, Santa Spin já gravou e editou mais de mil vídeos


No estande da Rota de Santa Maria, próximo ao Pavilhão da Agricultura Familiar, a Zoom Cabine Digital, de Santa Cruz do Sul, é a responsável pela plataforma. Conforme o proprietário, Diego Junkherr, a empresa investiu na estrutura para se adequar a uma demanda de mercado e o resultado tem sido surpreendente. “É um diferencial dentro da Oktoberfest. Nos surpreendeu a procura, sempre com fila. As pessoas olham nas redes sociais e acabam procurando onde tem dentro do parque”, destacou.


Já na Spaten, a FotoPrint, com filial na Região Metropolitana de Porto Alegre, é a responsável pelo entretenimento. De acordo com a promotora operacional da empresa, Mila Rodrigues, mais de 500 pessoas já registraram momentos de alegria na plataforma. “Está sendo um sucesso. Fila o dia inteiro e de noite chega a dobrar. Temos conseguido atender uma média de 150 pessoas por dia”, frisou.

Ex-rainha no comando

Depois de vivenciar a Oktoberfest do ano passado como soberana, a empresária Luana Rech comemora o sucesso da plataforma 360º instalada em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul. Acumulando experiência no setor de eventos, ela agora comanda a Santa Spin 360° – plataforma para vídeos e selfies. Na 37ª Oktoberfest, a estrutura fica junto ao Espaço Unisc, funcionando na sexta-feira e sábado das 17 às 23 horas e no domingo das 13 às 17 horas.
Os vídeos são entregues editados e com som, via AirDrop ou QR-Code, imediatamente após a gravação. “Sem sombra de dúvidas, a plataforma é uma das tendências desta Oktober e dos eventos também. Já gravamos quase mil vídeos nesses dias de festa dentro do parque. É muito bacana ver o pessoal interagindo e querendo participar”, comentou Luana.