Durante a Semana do Meio Ambiente em Santa Cruz do Sul, em junho deste ano, a Japan Tobacco International (JTI), a Poiato Recicla, o Instituto Lixo Zero e a Prefeitura lançaram uma parceria que tem oferecido benefícios a toda sociedade: um projeto que promove o descarte correto e a reciclagem das bitucas de cigarro. Agora, para continuar a interação e a conscientização do público sobre a importância desse assunto, o Parque da Oktoberfest terá neste sábado, 22, a partir das 10 horas, um estande que contará com exposição de artesanato produzido por meio do reaproveitamento do material descartado, distribuição de materiais informativos e a presença da mascote da Poiato.
As ações serão realizadas por pessoas que fazem parte do Programa Voluntários do Bem (PVB), da JTI, e integrantes do Lixo Zero. Todos receberam treinamento pela equipe da Poiato para compartilhar as informações de conscientização ao público. Para Coretti de La Cava Junior, diretor de Sustentabilidade da JTI, a mudança de hábito no descarte dos resíduos de cigarro é importante e deve ser pautada no comprometimento de todos os setores da sociedade. “Assim como o cinto de segurança se tornou obrigatório há um tempo e hoje ninguém se imagina num carro sem ele, a preocupação com o descarte correto das bitucas também passará a fazer parte do dia a dia dos consumidores de cigarros”, estima.
A destinação correta dos resíduos pós-consumo do cigarro é mais um elo da cadeia de sustentabilidade, em que muitos aspectos devem ser observados. Empresas atentas ao futuro precisam investir não apenas no desenvolvimento de novos materiais, com consumo menor de energia e maior biodegradabilidade, mas também em envolver as demais partes interessadas para promoverem mudanças em toda a sua cadeia produtiva, desde a obtenção de matérias-primas até o refugo correto do produto.
“Nossa estratégia de sustentabilidade está baseada em três requisitos absolutos para a sustentabilidade: respeito aos direitos humanos, promover melhor impacto social e ambiental e boa governança corporativa e padrões de negócios. Essa ação se enquadra no segundo”, explica o diretor. A parceria entre a JTI e a Poiato Recicla, lançada neste ano, possibilita a transformação das bitucas em papel artesanal reciclado, trabalhos de educação ambiental, além da geração de renda para a comunidade.