EVERSON BOECK
[email protected]
Uma das manhãs mais frias do ano não impediu que centenas de fiéis prestigiassem, na última quinta-feira, 7, as comemorações a Corpus Christi. O primeiro momento da programação aconteceu às 9 horas com a missa ministrada pelo bispo Dom Canísio Klaus. Depois da celebração, mais de 800 pessoas que participavam do evento acompanharam a procissão pelo Centro de Santa Cruz do Sul. Cantando orações e músicas de louvor, os religiosos caminharam pelos tapetes artesanais confeccionados dentro e fora da Catedral São João Batista. Houve, também, uma parada para bênção aos enfermos em frente ao Hospital Santa Cruz.
Segundo o coordenador de Pastoral da Diocese, padre Alfonso Antoni, o grande número de pessoas colaborou com uma quantidade expressiva de alimentos não perecíveis, atendendo ao chamado da igreja para uma campanha que vai ajudar entidades. O material será doado para o Asilo de Idosos do Bom Jesus, Comunidade Terapêutica Recomeçar e Cooestal. “Este foi um gesto concreto diante do tema deste ano ‘Eucaristia: comunhão com Cristo em nosso meio’. É uma manifestação de solidariedade da população para quem precisa”, destaca. Diversas paróquias participaram da celebração.
Conforme padre Alfonso, os tapetes, através dos símbolos contidos nos desenhos, representam momentos da vida de Jesus e a demonstração pública da fé. “É um gesto de louvor e gratidão a Jesus pela presença Dele entre nós através da Eucaristia”, frisa. Ele destaca, ainda, o trabalho dos voluntários e integrantes da organização da festa na confecção dos tapetes, coordenados por Lucia Ertel, que é artista plástica e coordenadora de Liturgia e da Festa de Corpus Christi. “Equipes passaram semanas dedicados aos preparativos da comemoração, especialmente na busca e confecção de material para os tapetes. Foi utilizado muito material reciclável, também”, salienta.
SAIBA MAIS
Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa Cristã. É um evento baseado em tradições católicas que é realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de ‘preceito’, isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
FOTOS: ROLF STEINHAUS
Mesmo com o frio intenso, fiéis prestigiaram, na última quinta-feira,
as comemorações a Eucaristia
Uma das manhãs mais frias do ano não impediu que religiosos
acompanhassem a cerimônia
Através dos símbolos contidos nos desenhos, os tapetes
representam momentos da vida de Jesus e a
demonstração pública da fé