Luana Cardoso
[email protected]
Desde a idade média, os homens vêm representando seu cotidiano e seus pensamentos por meio da pintura. Com o passar dos anos, foram se aprimorando e desenvolvendo novas técnicas, formando uma das mais essenciais profissões para a área de decoração e construção civil.
O surgimento do Dia do Pintor, em 18 de outubro, se dá em homenagem ao evangelista São Lucas, escritor e médico que possuía habilidades para a pintura. De acordo com escrituras antigas, a primeira obra da Virgem Maria foi atribuída a São Lucas e por isso o “médico amado”, como o chamavam, é considerado o padroeiro dos artistas e pintores.
Todo tipo de pintura é considerado arte, pois cada um tem sua forma e significado, representando sentimento e sensações por meio de desenhos e cores. A diferença é que a arte em tela retrata pessoas, animais e pensamentos. Já a pintura em paredes são especiais por transmitirem sentimentos como alegria e vigor nos mais variados tipos de ambientes e em cores animadoras para a alma de cada pessoa.
O pintor de paredes conta com um auxiliar para executar seu trabalho, dando suporte no local que será pintado. Em construção civil e decoração, é o profissional responsável pela proteção e embelezamento de paredes e outras superfícies mediante aplicação de tinta. Esse serviço tem o propósito de melhorar os aspectos estéticos dos edifícios e protegê-los contra os efeitos da água, corrosão, insetos e fungos.
Atualmente os pintores da construção civil desenvolvem a sua profissão em algumas áreas específicas como pinturas de exteriores, interiores e decorativa. No mercado existem inúmeras empresas que prestam essa atividade e grande maioria delas é de multisserviços.
FORMA DE EXPRESSÃO
A pintura, provavelmente, foi uma das primeiras formas de expressão da humanidade. A arte rupestre remonta à era pré-histórica e as suas representações eram feitas em diversas superfícies rochosas há mais de 30 mil anos. Historicamente, o ofício de pintor é um dos mais antigos e tradicionais. Pintar é informar a humanidade através da arte.