Ana Souza – [email protected]
A programação da 37ª Oktoberfest e Feirasul está recheada de atrativos e promete ainda mais para o último final de semana, de 20 a 23 de outubro no Parque da Festa da Alegria. Entre eles o show, dia 22, de Thiaguinho, que marca presença novamente em Santa Cruz, e a dupla Israel & Rodolffo. A maior festa germânica do Estado não deixou por menos e a retomada do evento, com certeza, será marcante em todos os sentidos, pois o público que já se fez presente aprovou todas as novidades e atrativos.
Na noite de sexta-feira, 14, subiram ao palco, da Arena de Shows, o DJ Flavio Steffli, seguido da dupla muito aguardada, Henrique & Juliano. E no sábado, 15, o público foi presenteado por um show repleto de simpatia e alegria, com DJ Cabeção, Pedro Libe e a dupla, que já esteve em Santa Cruz, Jorge & Mateus. A plateia cantou junto em todos os shows, que foram marcados por hits conhecidos, tornando o show uma verdadeira integração.
DJ FLÁVIO STEFFLI – O primeiro a pisar no palco na noite de sexta-feira, 15, foi o DJ Flávio Steffli. Caxiense de nascimento, se tornou celebridade por sua participação no reality show Big Brother Brasil em 2009. Empresário do entretenimento e DJ, Steffli levantou a galera no palco da Arena com muita adrenalina e uma apresentação de cerca de 2h30min, antecedendo o segundo show da noite.
HENRIQUE & JULIANO – Do modão raiz com uma pitada de sofrência ao melhor dos hits apaixonados do sertanejo universitário. Os irmãos Henrique & Juliano reuniram uma verdadeira multidão no segundo show da noite, do dia 14. Duas apresentações já movimentavam o público com o músico santa-cruzense Moisés Damé, que se apresentou no palco 1, e o DJ Flávio Steffli com o melhor do open format.
A dupla Henrique & Juliano, desde a gravação do segundo DVD ao vivo em Brasília, em abril de 2014, os irmãos de Tocantins transformaram-se nos grandes nomes da música sertaneja da atualidade. Com uma carreira guiada pela persistência, trabalho e fé, os astros da música sertaneja seguem arrastando multidões por onde passam. Para a Oktoberfest trouxeram sucessos que o público acompanhou com grande empolgação. Entre elas “Na Hora da Raiva”, “Cuida Bem Dela”, “Recaídas”, “Mudando de Assunto” e “Liberdade Provisória”. No início desde mês, gravaram o oitavo DVD, ao vivo em Brasília.
Durante o show, referência ao Rio Grande do Sul, com músicas gauchescas. Um dos momentos mais marcantes foi quando a dupla entoou duas canções que lembravam a eterna cantora Marília Mendonça. ‘Infiel’ e ‘A flor e o beija-flor’. Neste instante a plateia foi às lágrimas cantando junto e lembrando com saudades da cantora. “Façam em vida uns pelos outros, sempre todos os dias. Plantamos a semente no coração das pessoas através da nossa voz e esperamos ter plantado no coração das pessoas coisas boas e regado mais um pouquinho nossa semente. Agradecemos por tudo o que fizeram em nossa vida e na vida da nossa grande irmã Marília Dias Mendonça, a nossa Rainha. Devemos sempre dizer a frase ‘Eu te amo’ quando sentir com o coração, nunca saberemos o dia de amanhã e quando perdemos nossos amigos. Então, vivam a vida e sempre expressem o verdadeiro amor”, disseram os músicos.
Noite de sábado foi mais um sucesso
E a noite de sábado, 15, foi mais um dia marcante. Os portões da Arena de Shows contaram com três apresentações que antecedem o show nacional: John Endres, DJ Cabeção e Pedro Libe.
DJ CABEÇÃO – Um dos nomes mais conhecidos entre os DJs do Sul do Brasil, é Herbet Poersch (DJ Cabeção). Ele é um lutador para que o setor seja reconhecido oficialmente como profissão. Com muita adrenalina e hits dançantes ele levantou a galera e ainda presenteou uma menina da plateia com uma caixa de som com luzes led.
PEDRO LIBE – Falar em simpatia é falar no cantor Pedro Libe. Antes do show ele recebeu a imprensa para falar da carreira que tem como empresários a dupla Jorge & Mateus. Natural de Porangatu (Goiânia), criado em Araguaçu (Tocantis), teve o primeiro contato com a música ainda criança quando ganhou da mãe um violão. Juntou grana para gravar a primeira música de trabalho. Com voz potente, timbre forte, conseguiu destaque em grandes shows de exposições agropecuárias e boates. Durante a pandemia, em 2020, foi apresentado à dupla Jorge & Mateus, que posteriormente tornaram-se empresários do artista. Recentemente, Pedro Libe gravou o DVD “Pra Causar – Ao Vivo em Goiânia”, em junho de 2021, com 19 faixas e participações de Jorge e Mateus, Hugo e Guilherme, Clayton e Romário, Hugo Henrique e Fred e Fabrício. O primeiro álbum do artista foi dividido em dois EP’s, sendo o primeiro lançado em dezembro de 2021.
Ao longo do dia o cantor passeou por Santa Cruz do Sul e na publicação em sua página oficial no Instagram mostrou um vídeo da cidade com imagens da Catedral São João Batista. Ao receber a imprensa, demonstrou uma grande expectativa para sua apresentação. “Já ouvia falar da Oktoberfest e estar dividindo o palco com meus padrinhos Jorge e Mateus é muito gratificante. Fico muito feliz por estar aqui e pretendo retornar!” Pedro enfatizou que é a primeira vez que veio para o Sul e ver culturas diferentes é agregar mais em sua carreira. “Amo demais tudo isso! A cidade de Santa Cruz é linda demais e parece que estamos no exterior. As pessoas tem muita educação!” Durante o show cantou várias músicas de seu DVD e sucessos do sertanejo. Após, com muito carisma, foi até o público e fotografou com as pessoas na área reservada aos cadeirantes.
JORGE & MATEUS – Uma das duplas pioneiras do sertanejo universitário foi a grande atração da 37ª Oktoberfest no sábado, 15. Os goianos Jorge & Matheus subiram ao palco da Arena de Shows pouco depois da meia noite e embalaram o público com alguns dos principais sucessos dos 17 anos de carreira, como “Molhando Volante”, “Sosseguei”, “Troca” e “De Tanto Te Querer”. Foi a segunda vez da dupla na Festa da Alegria. Naturais da cidade de Itumbiara (GO), a dupla que conquistou o Brasil. Os goianos são admirados por milhões de fãs, encantam multidões e são responsáveis por algumas das levadas mais animadas do sertanejo universitário e que o público cantou junto no shows, tais como os primeiros grandes sucessos “Pode Chorar”, “Voa Beija Flor”, “Amo Noite e Dia”, “Propaganda”, entre outras.
Como uma das principais duplas brasileiras, a história deles foi se construindo, com a conquista de territórios nacionais e internacionais e muitos prêmios, como discos de ouro. Os números também são expressivos nas redes sociais e nos recordes nas plataformas digitais. Uma carreira marcada por grandes sucessos, como “Amo Noite E Dia”, “Aí Já Era”, “Os Anjos Cantam”, “Sosseguei”, “Medida Certa”, “Tijolão”, “Todo Seu”, entre outros. E o Rio Grande do Sul foi mais uma vez homenageado com os cantores com a bandeira do nosso Estado. E a programação de shows do final de semana fechou com chave de ouro, mais uma vez.
Integração e uma pitada de animação: a tônica que retimou o público
O público, literalmente, foi um grande parceiro da programação realizada pela Coordenação da Festa da Alegria. Na sexta-feira, 14, Luisa Thayná Gelsdorff, chegou às 17h30min para assistir Henrique & Juliano. Veio de Cerro Branco e pela primeira vez para a Festa da Alegria. “Minha música preferida é 5 KM”. Em meio ao público estava o casal santa-cruzense Nicole Machado e Cleiton Barros. Eles chegaram às 19h30min e era o primeiro show que iriam assistir. “A programação está ótima. Gostamos muito da dupla e pretendemos voltar para ver Jorge & Mateus!”.
No sábado, 15, o casal Fernanda Silveira e Rodrigo Maciel Machado, de Santa Cruz, estavam empolgados para assistir pela terceira vez a dupla Jorge & Mateus. Chegaram antes das 19h. “Está tudo muito lindo e queremos assistir o desfile também!”. Era cerca de 20h quando Tássia Rosa e Deivid Moraes, de Santa Cruz, chegaram na Arena. Com trajes típicos, já haviam assistido Henrique & Juliano. “Foi empolgante demais e vamos ver o desfile também. Tá bem diversificada a programação!”. A lajeadense Elen Ribeiro é a primeira vez em três ocasiões, primeira vez que assistirá o show e foi a primeira a adquirir o ingresso no site. Chegou às 16h, sendo também a primeira da fila. “Já prestigiei a Oktoberfest em outras ocasiões. Vim com minhas amigas e minha música preferida é ‘Paradigmas!”.