Início Religião O Bom Pastor

O Bom Pastor

P.em.Waldir Trebien

O domingo próximo é carinhosamente denominado de “Domingo do Bom Pastor” na tradição litúrgica da Igreja. Os textos bíblicos previstos para as celebrações quase sempre tem apontado para a imagem de Jesus Cristo – o  Bom Pastor que cuida do seus rebanho. Esta imagem expressa paz, segurança e parceria. As ovelhas se deixam guiar, o pastor se preocupa com as necessidades do rebanho. Ele é paciente, se adapta ao ritmo do rebanho, e as ovelhas procuram ficar ao redor dele.  – E como é confortante se nós  podemos encontrar-nos nesta imagem também. Afinal, nós precisamos de paz e segurança nesta vida concorrida. Necessitamos de amizade e companhia neste mundo de “estranhos”, onde somos inconstantes e vulneráveis. Não raro sentimos a vontade de “sumir”, de isolar-nos com a pergunta pelo POR QUE das coisas assim como elas são. Penso nos medos e pressões que passamos todos os dias, no trânsito, no emprego, nas injustiças, na violência… Chutar o balde e  desaparecer não seria a melhor alternativa?
Esta época pós-Páscoa nos leva à reflexão sobre a vida e desafios das primeiras comunidades cristãs, surgidas a partir da missão dos apóstolos de Jesus. O apóstolo Pedro escreve carta às comunidades acometidas de violenta perseguição da parte do poder dominante. Lá estão pessoas que são ameaçadas e castigadas por causa de sua fé em Cristo.  O teor da carta sublinha a necessidade de  cada pessoa na comunidade assumir responsabilidades , e formula regras para o bom convívio. Além disso afirma que a comunidade precisa de liderança que coordena o convívio e se  preocupa com as necessidades dos membros: que visitem os doentes, que instruam os jovens, que acompanhem os idosos… “Cuidem bem do rebanho que Deus lhe deu e façam isso de boa vontade…”(1.Pe 5.2). Cuidem bem! É na caminhada da comunidade e da sociedade que nós vivemos e exercitamos a fé em Cristo.  Para tanto, viver e resistir é:
1.nunca esquecer que nós fomos escolhidos e enviados por Deus – desde o Batismo – a vivermos nossa fé todos os dias, independentemente das circunstâncias. A vocação nos capacita e faz por mãos à obra. Assim como nós todos necessitamos de cuidados e proteção, da mesma forma  existirá sempre alguém à nossa espera e necessitada de nossos cuidados; 
2.contar sempre com o auxílio e presença solidária  de nosso Deus, especialmente nos desafios mais difíceis e tomadas de decisão mais exigentes. O testemunho milenar de fé e confiança na ação pastoral de Deus nos queira servir de fonte de inspiração e determinação, para assumirmos nossa parcela de responsabilidade de cuidar bem da parte do rebanho que nos cabe – na Igreja de Cristo e na sociedade. Este testemunho está no Salmo de Davi: “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará!”(Sl 23.1).                                    

Agenda
20/04 – Comunidade-Centro: Noite do Chucrute, 20h
21/04 – Gustavo Adolfo: culto, 18:30h
22/04 – Comunidade-Centro: culto e Santa Ceia, 9:30h
25/04 – Assembléia do Conselho Paroquial, 19h