Início Geral Santa Cruz do Sul conta com Fórum Municipal Pró-Paradesporto

Santa Cruz do Sul conta com Fórum Municipal Pró-Paradesporto

Objetivo é fomentar a área do paradesporto no município
Crédito: Luiz Fernando Bertuol

Com o objetivo de traçar planos para o próximo ano, e de fomentar a área do paradesporto, a Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase) instituiu nesta quarta-feira, 5, o I Fórum Municipal Pró-Paradesporto. No evento, que ocorreu no auditório da Procuradoria Geral, estiveram presentes representantes de várias entidades que atuam na área desportiva, em especial, que realizam atendimento junto a pessoas com deficiência e sofrimento mental.


O titular da pasta, Everson Bello, falou da importância de reunir os potenciais parceiros. “É fundamental que façamos encontros periódicos para planejar ações com bastante antecedência, para que possamos conscientizar e mobilizar o maior número de pessoas, e assim promover políticas eficazes e realmente transformadoras de inclusão”, afirmou.
Na sequência, o especialista em psicologia do esporte, e em terapia cognitivo-comportamental, Dr Flávio Ramon, apresentou uma retrospectiva do trabalho realizado nos últimos anos, em especial, os Jogos Municipais de Inclusão.


O encontro também serviu para apresentar uma experiência exitosa no esporte. O educador físico, Celso Bobrowski, da Associação Santa-Cruzense de Pessoas com Deficiência (Aspede), apresentou as conquistas da entidade, em especial, com relação a atuação dos atletas na modalidade do basquete.


Na avaliação do psicólogo, Flavio Ramon, o encontro foi muito produtivo, inclusive com a coleta de várias sugestões quanto às futuras ações que serão executadas. “A ideia central do Fórum é promover a aglutinação e a articulação de pessoas e instituições ligadas às áreas do esporte e da deficiência, para unir esforços, trocar experiências e produzir ações de fomento ao paradesporto no município “, . Ainda segundo Ramon, os encontros do Fórum ocorrerão com periodicidade mensal. A secretária de Saúde, Daniela Dumke, prestigiou o encontro.