A Praça da Bandeira foi palco do lançamento de uma das datas mais significativas para a promoção da saúde, em especial, à saúde da mulher, nesta segunda-feira, 3. O Outubro Rosa, que anualmente lança campanhas para chamar atenção quanto à prevenção ao câncer de mama, terá uma extensa programação.
Palestras, momentos de confraternização, ações pontuais em cada unidade de saúde, além de debate sobre o assunto em centros de convivência e nos Cras, fazem parte do cronograma de atividades. As ações terão como objetivo o compartilhamento de informações sobre o tema, além de promover maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, e promover a conscientização sobre a doença.
A prefeita Helena Hermany (Progressistas) prestigiou a atividade e ressaltou o trabalho realizado pela Liga Feminina de Combate ao Câncer. “Santa Cruz é mesmo uma cidade privilegiada. Vejo aqui tanta gente, muitas entidades que se unem por uma causa tão nobre e necessária como esta. Conheço, em especial, a atuação da Liga, que ajuda as famílias de diversas formas e que faz este trabalho sensacional para o nosso município”, afirmou. Helena fez menção ainda ao projeto Maturidade Esportiva, cujos integrantes também estavam presentes no ato. “Esse movimento e esta alegria faz com que vocês vinham muito melhor. E repito o que sempre digo: não adianta juntar anos na nossa vida, mas dar vida aos nossos anos”, declarou.
A presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Michele Waechter, destacou os 45 anos de atuação da entidade. “Como é bom contar com tanta gente apoiando a questão da saúde da mulher. E esta parceria com o município de Santa Cruz é fundamental, uma campanha que ganha força a cada ano. Atuamos há 45 anos aqui, e isso só é possível com o apoio da comunidade”, afirmou.
Em seu pronunciamento, o titular da pasta de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, Everson Carvalho de Bello, destacou a importância de abordar o assunto. “Muito nos orgulha participar e organizar uma atividade como esta. Outubro é um mês para se refletir e para se prevenir, e transmitam e multipliquem esta mensagem de cuidado com a saúde para todas as pessoas que vocês amam”, salientou.
Ainda segundo o secretário, um dos pontos altos da campanha será no dia 16 de outubro, com a realização do Domingo no Lago. Trata-se de uma tarde com muitas opções de entretenimento e de promoção da saúde no Lago Dourado, com a execução de várias modalidades esportivas, dança, caminhada, corrida, passeio ciclístico, yoga, apresentações artísticas e brinquedos infláveis para a garotada.
A coordenadora da Mulher, Solange Basso, reforçou a programação. “Faz dois meses que a coordenadoria foi criada justamente para as mulheres de Santa Cruz, e nosso objetivo é dar oportunidades para que tenham melhores condições na saúde e no seu bem-estar social, por isso pensamos numa programação que contempla várias necessidades da mulher”, finalizou.
A programação do Outubro Rosa é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, da Coordenadoria da Mulher, do projeto Maturidade Esportiva, em parceria com a Secretaria de Saúde, por intermédio da rede de atenção básica, curso de Enfermagem da Universidade de Santa Cruz do Sul, Laboratório Radson e Câmara de Vereadores.
Programação
13 e 18/10 – Atenção Móvel em Saúde
Público: Servidores da Prefeitura
Horário: 8h às 11h30, e 13h às 16h30
16/10 – Domingo no Lago
14h – Brinquedos infláveis; Basquete 3 x 3; Beach Tênis; Feira da Saúde da Mulher; Futuro sobre Rodas (skate);
15h – Dança, alongamento e Yoga.
15h30 – Caminhada, corrida e passeio ciclístico
17h30 – Shows e Apresentações
18/10
14h30 – Palestra “Quem são estas mulheres”, com a professora Vera da Costa Somavilla (curso de enfermagem da UNISC).
Local: Câmara de Vereadores
19/10
14h30 – Palestra “Câncer de Mama e Saúde da Mulher”, com a enfermeira Ângela dos Passos
Local: Câmara de Vereadores
25/10
14h – Palestra “Saúde da Mulher”
Local: CTG Lanceiros