Com o mercado de turismo voltando a aquecer e uma ótima expectativa para a 37ª Oktoberfest – haverá 100% de locação nos três finais de semana do evento –, um dos mais tradicionais hotéis de Santa Cruz do Sul investe na geração própria de energia. O Charrua Hotel conta com uma usina de energia solar fotovoltaica, focada na redução de custos e na sustentabilidade do negócio.
Com a utilização de energia limpa e renovável, resultado de um investimento de R$ 738,8 mil, o estabelecimento vai economizar, em média, R$ 9 mil na conta de luz mensal e deixará de emitir 28 toneladas de gás carbônico, em média, por ano no meio ambiente. Como um moderno e completo hotel, o Charrua entra para o rol das empresas sustentáveis, que se preocupam com o futuro e com o impacto causado pelas ações e atitudes em relação ao meio ambiente.
A previsão é que toda a instalação da usina solar esteja concluída ainda neste mês. O complexo será dividido em duas partes, com colocação de 202 módulos de 111,1 kWp de potência no próprio hotel, e operação remota de 180 módulos de 91,8 kWp em outro prédio. Desde 2021, a gerência vem implementando diversas novidades dentro do hotel, resultado de ações comerciais para aumento de receita e redução de custos com vista à ampliação do retorno financeiro.
“Se o hotel tivesse prejuízo, nada teria acontecido, mesmo com investidor capitalizado. Nenhum empresário tira de um bolso para o outro. Querem negócios lucrativos e o hotel está assim”, comenta a gerente geral do Charrua, Cristiane Holanda. Com o investimento em energia solar, além da redução do custo fixo com luz elétrica, será possível investir em outras áreas do negócio.
O hotel possui outras atitudes sustentáveis, como coleta seletiva (plástico, óleo, vidros e papelão) e ações que eliminam o uso de papel, entre elas secadores automáticos de mãos nos banheiros, retirada das tags das águas cortesia, aplicativo para preenchimento de ficha do hóspede e pedidos de serviço de quarto. “Futuramente estamos pensando em colocar papel higiênico de hidrodispersão, sem cestos de lixo; abertura das portas dos quartos por meio do celular, sem as chaves de plásticos e sem as capas de papel para as chaves; e cartões dos quartos”, revela Cristiane.
Entre os diferenciais do negócio, a gerente ressalta as ideias de sustentabilidade e inovação com os serviços ofertados, conforto e atendimento. O hotel conta com 36 colaboradores e oferece aos clientes acomodação de quartos, hospedagem, locais para eventos e restaurante. Entre desafios e planos futuros, Cristiane destaca ideias de inovação para melhorar a experiência dos clientes do Charrua. O projeto da usina de painéis solares é da Solled Energia, de Santa Cruz do Sul, que possui dez anos de experiência e mais de 2,8 mil clientes no Rio Grande do Sul.