Levantamento divulgado pela QS Latin America Ranking 2023 coloca a Universidade de Santa Cruz do Sul entre as melhores da América Latina. Ainda, a Unisc é uma das 14 instituições gaúchas, entre públicas, privadas e comunitárias, que está nesse lista. Os dados foram apurados pela QS Quacquarelli Symonds, empresa de análise do ensino superior. O ranking faz referência a 2023 porque o trabalho pretende ser um guia para quem busca escolher onde estudar.
O reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, enfatiza que o resultado demonstra foco total na qualidade do que é feito na instituição em ensino, pesquisa e extensão. “O mérito é dos professores, técnicos administrativos e dos nossos estudantes de hoje e ao longo da nossa história. Valida cada vez mais o nosso compromisso com a sociedade e em todas as regiões em que trabalhamos”, exaltou.
O QS Latin America University Rankings apresenta 428 instituições. A Unisc está na posição 301-350, já que a partir da posição 150 passa a incluir as universidades apenas em grupos. O estudo usa cinco critérios básicos: impacto e produtividade da pesquisa, compromisso docente, empregabilidade, impacto online e internacionalização.
O método retém os principais indicadores do ranking global, como reputação acadêmica, reputação do empregador e proporção corpo docente por aluno. Também considera um conjunto de métricas de desempenho cuidadosamente adaptadas para a região: reputação do empregador, relação corpo docente por aluno, pessoal com doutorado, rede internacional de pesquisa, citações por artigo, trabalhos por faculdade e impacto na web.
Programas de pós-graduação ampliam conceitos na Capes
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado da última avaliação quadrienal. Cinco dos nove cursos dos programas de pós-graduação (PPG) da Unisc ampliaram os conceitos. O mais antigo deles, o de Desenvolvimento Regional, com atividades desde 1994, alcançou nota 6, considerada pela Capes como excelente.
O diretor de Extensão, Pesquisa e Stricto Sensu da Unisc, Adilson Ben da Costa, comemorou a melhora nos conceitos. “É uma corrida bastante competitiva, tem um grau de exigência elevado. É mérito do apoio da Unisc em fomentar a pesquisa, da ação dos coordenadores dos programas e também dos professores e estudantes que se debruçaram para atingirem esses indicadores. É um processo decisório para abrir portas para novas bolsas de estudos”, apontou.
Já o reitor Rafael Frederico Henn fez um agradecimento especial aos professores, doutores, pesquisadores e técnicos administrativos que trabalham e aos que já passam pela instituição ao longo da história desses cursos. “O resultado mostra a excelência da pesquisa e ensino em mestrado e doutorado da nossa universidade”, orgulhou-se.