Ana Souza
[email protected]
Na noite desta quinta-feira, 6, foi aberta oficialmente a programação da 37ª Oktoberfest e Feirasul. Este ano a Festa da Alegria contará com inúmeras novidades que fazem parte da programação que ocorre de 6 a 9, 11 a 16 e de 20 a 23 de outubro. Será a retomada do evento que irá enfatiza o tema da festa ‘Vida – Alegria – Saúde’.
A solenidade, realizada no Pavilhão Central da Oktoberfest, foi marcada pela apresentação do Grupo Lanternen, de Linha Santa Cruz. Na sequência foi entoado o Hino Nacional Brasileiro, pela Banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB). Em seguida a corte da festa, com a Rainha Daniele Andressa Müller, e suas princesas Thaissy Balczarek e Estéfani Aline Wegmann. Durante o depoimento o trio falou com emoção sobre serem as representantes da maior festa germânica do Estado.
E a noite foi ainda mais completa com os bonecos símbolos da festa, a família Fritz, Frida, Max e Mili. Encerrando a abertura o tradicional brinde das autoridades e a apresentação de danças pela Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz e o Kronentanzgruppe do Centro Cultural 25 de Julho.
Uma grande alegria que preenche o coração, assim se referiu a presidente da 37ª Oktoberfest, Roberta Correa Pereira. “É a celebração da vida, depois de tantos dias difíceis. Esperamos muito por isso e agradecemos pela oportunidade de estarmos vivendo mais uma Oktoberfest.!”
A experiência vivida na organização da Oktoberfest é indescritível, enfatizou o presidente da Assemp, Fábio Costa de Borba. “É fantástico e quem já viveu isso sabe do que estou falando. A participação de todos na festa é essencial. A Oktoberfest encerra dia 23, mas vamos além disso para mostrar os resultados da nossa Festa da Alegria. É uma honra grande para Santa Cruz do Sul termos esse evento!”
Representando o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Ranolfo Viera Júnior, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Joel Maraschin, destacou a importância da participação na abertura do evento. “É de uma importante magnífica, não somente para Santa Cruz do Sul mas, para todo o Estado. Parabéns a todos por promoveram uma festa grandiosa como esta, que movimenta a economia, que gera emprego e renda, e que contribui para o desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou.
A prefeita Helena Hermany (Progressistas) relembrou o pioneirismo de Santa Cruz, que mesmo com restrições, em 2021, fez a festa acontecer. “Verdadeiro exemplo de união e parceria, tornando Santa Cruz pioneira na retomada dos grandes eventos. Não tivemos aumento de casos de Covid-19 e tudo transcorreu de forma tranquila”, recordou. Helena destacou ainda a importância da festa para a economia de Santa Cruz. “Nosso município se beneficia muito com toda a cadeia produtiva do turismo, pois a Oktoberfest é sempre uma grande vitrine para a cidade, e a nossa vocação social e empreendedora se fortalece”, destacou.