Ana Souza – [email protected]
O Grupo de Jovens Unidos Pela Paz (UPP), vinculado à Igreja Nossa Senhora da Conceição, realizou na tarde de 23 de fevereiro uma iniciativa voltada ao incentivo aos estudos. Diversas crianças e seus familiares se fizeram presentes para assistir às palestras realizadas no Pavilhão da Igreja Nossa Senhora de Conceição, no Bairro Bom Jesus. Durante a ação – que contou com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil Santa Cruz do Sul, funcionários do Banrisul e empresas do município – foram doados materiais escolares para as escolas Alfredo Kliemann, Bom Jesus e também para a Copame.
Rolf Steinhaus
Materiais arrecadados foram repassados aos estudantes das escolas do bairro onde o grupo atua
Conforme a assessora do grupo, Alaídes Nopes, as ações de arrecadação de material escolar ocorrem desde 2003. “Cerca de 300 crianças participaram das palestras no dia 23. Os beneficiados foram cadastrados, fizemos reuniões com os pais e os professores das escolas. As crianças são o futuro do mundo e queremos ver todos felizes. Agradecemos a todas as pessoas que nos ajudaram para realizar esta ação, aos integrantes do Grupo de Jovens, ao padre José Renato Back e à comunidade. Lembramos também da advogada integrante da OAB, Isabel Cristina Pereira, que sempre se coloca à disposição para nos ajudar na condução durante as visitas às famílias. Assim como diz a frase de uma campanha da RBS TV: O amor é a melhor herança, cuida da criança, desde o início o grupo tem como objetivo trabalhar com as crianças a educação pela paz”, enfatiza.
Duas palestras foram proferidas. Na parte da manhã o psicólogo Antônio João Weber – que colabora com o grupo há cerca de 10 anos – destacou o papel dos pais no incentivo à educação dos filhos. Durante a tarde a psicóloga Fernanda Ebert – ex-integrante do grupo – falou sobre a importância da permanência na escola e o acompanhamento dos pais no rendimento escolar dos filhos.
O INÍCIO
Divulgação/RJ
Integrantes do Grupo de Jovens Unidos Pela Paz trabalham com as crianças a educação pela paz
Fundado no dia 9 de março de 1996 – durante uma reunião de Liturgia na Casa Paroquial da Igreja Conceição, localizada no Bairro Bom Jesus –, o Grupo de Jovens Unidos Pela Paz é composto atualmente por 35 jovens. O grupo atua na comunidade nos setores da Liturgia; encontros de reflexões sobre a palavra de Deus; encenações de Natal, Páscoa, Semana Santa e ocasiões especiais; visitas aos doentes da comunidade; campanhas contra brinquedos de guerra e outras formas de violência nas escolas da comunidade; encontros para avaliar o trabalho realizado pelo grupo e visitas às famílias da comunidade. As atividades proporcionam às crianças um espaço de educação para os valores da solidariedade, da paz e da não-violência.
No dia 14 de abril haverá uma celebração especial na Igreja Nossa Senhora da Conceição, às 17h, a qual marcará os 16 anos de fundação do grupo.