Início Cultura Desfile exalta o amor ao Rio Grande do Sul

Desfile exalta o amor ao Rio Grande do Sul

Durante o evento, prefeita Helena Hermany anunciou investimentos para a cultura tradicionalista

Luiz Fernando Bertuol
Desfile de entidades tradicionalistas levou beleza e atraiu o público para a Rua Ernesto Alves

A beleza da cultura gaúcha tomou conta da Rua Ernesto Alves na manhã de terça-feira, 20, no último dia das comemorações da Semana Farroupilha. No início do desfile, a prefeita Helena Hermany (Progressistas) assinou um termo de colaboração com o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos, a fim de subsidiar serviços de saúde como a contratação de médico veterinário para coleta e envio de exames de anemia infecciosa e mormo e aplicação de vacina contra influenza equina.

Luiz Fernando Bertuol
Mais de 20 entidades participaram do evento

Helena também homologou a licitação para a construção da arquibancada coberta na quadra de rodeios do Parque de Eventos, com valor estimado em R$ 1,68 milhão. A empresa vencedora é a Cordilheira, de Erechim, que terá seis meses para concluir a obra a partir da assinatura do contrato. “É importante que o Poder Público se integre, porque o tradicionalismo passa valores, passa amor à família, passa conceitos. E uma data tão simbólica como esta merece uma valorização e um olhar de destaque como o que essa gestão tem feito para todos os setores”, declarou a prefeita.

Ana Souza
Apresentações artísticas marcaram o encerramento


O desfile teve a participação de 25 entidades tradicionalistas, que procuraram representar, em cerca de duas horas e meia, o tema dessa edição da Semana Farroupilha: “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, terra de muitas terras”. Satisfeito com o espetáculo, o garoto Vicente Jandrey Borges, de apenas 5 anos, prestigiou o evento da calçada, tomando chimarrão. “Está amargo. Eu prefiro o doce”, brincou. Ele estava acompanhado da mãe Pâmela e da irmã Valentina, numa tradição familiar que vem da convivência com o avô Gelson. “O vô dele sempre gostou da lida campeira e a gente procura preservar essa tradição”, revelou a mãe.

Luiz Fernando Bertuol
Vicente, com a irmã, Valentina e a mãe, Pâmela


O secretário municipal de Cultura, Marcelo Corá, avaliou o evento. “Tivemos um reencontro belíssimo com a tradição gaúcha, um desfile que matou a saudade das coisas da nossa terra”, finalizou. O encerramento dos Festejos Farroupilhas em Santa Cruz ocorreu na tarde de terça-feira com mateada e programação especial na Praça Getúlio Vargas e a extinção da chama crioula na Praça Siegfried Heuser.


Coordenador da Semana Farroupilha, Jacson Fabiano Franco fez avaliação positiva das atividades. “Tudo foi feito de forma virtual nos últimos anos e neste organizamos para que fosse dentro dos moldes como era antes. A expectativa era grande e até mesmo a previsão do tempo nos deixou apreensivos com probabilidade de chuva. No fim, tudo deu certo e o público prestigiou o desfile e a mateada. Toda a programação da semana foi um sucesso, com as rondas nos CTGs sempre lotadas”, comemorou.