A maior Oktoberfest de todos os tempos promete manter a tradição e também ir além quando o assunto for gastronomia. Não bastasse a grande variedade de atrações artísticas e culturais, o público que comparecer na 37ª edição da Festa da Alegria – de 6 a 9, 11 a 16 e 20 a 23 de outubro – no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, vai encontrar uma gama de delícias dedicadas a atender aos mais variados paladares.
O coordenador de Gastronomia, Pablo Cardoso, adianta que serão 35 pontos de alimentação distribuídos pelo parque, muitos deles de empresas santa-cruzenses. O objetivo é surpreender os visitantes e valorizar os empreendedores do município. “Nós revolucionamos a gastronomia da Oktoberfest. Pelo primeiro ano, teremos um layout diferente e com muitas novidades. Conseguimos desafiar antigas culturas e elaborar um novo conceito de gastronomia, elevando o nível germânico e atendendo variados tipos de públicos. Nosso foco também foi valorizar as ‘pratas da casa’”, ressalta.
E logo ao entrar no parque, os visitantes já encontrarão uma dessas novidades. Chamada de Sabores da Bavária, a tenda contará com pratos legítimos da Alemanha, proporcionando uma experiência única. Entre as opções: guisado à Berghof, lombo de porco alemão, vitela à Bávara e currywurst (salsicha de porco cortada e temperada com ketchup ao curry). Em direção à Arena de Shows, mais um novo espaço, o Céu e Brasa. “Será uma estrutura dedicada às tradições gaúchas, fogo de chão, varal de carnes e uma decoração que celebra o estado onde a nossa festa acontece”, explica.
Já a principal praça de alimentação do parque, localizada entre os pavilhões e a Arena de Shows, terá seis pontos já tradicionais. São aqueles que não podem faltar na Oktoberfest, comercializando crepe, cachorro-quente, xis, pizza, morango com chocolate e waffle burguer. A empresa Cia. do Evento vai apresenta um dos lanches preferidos dos gaúchos na versão Xis da Frida, numa receita composta por joelho de porco e linguiças artesanal e bock, além dos complementos tradicionais.
Casas típicas
Mais decoradas do que nunca, as casinhas que compõem a Vila Germânica do Parque da Oktoberfest, também contarão com delícias para os mais diversos gostos. Para quem curte culinária japonesa, sushi e poke estarão à disposição. Aos adeptos da comida italiana haverá pizza no forno a lenha, com massa aberta na hora. Outra grande novidade é que uma das casas típicas será exclusiva para a venda de bretzel. “É um tipo de pão muito popular entre as populações de língua alemã, bastante comum na Alemanha, Áustria e Suíça, por exemplo. Em forma de nó, é seco, estaladiço, habitualmente assado, podendo ser doce ou salgado”, explica Pablo.
Tenda das cervejarias
Com o sucesso do ano passado, retorna este ano a Tenda das Cervejas Artesanais, sob o comando da Associação dos Cervejeiros e Cervejarias de Santa Cruz do Sul. Serão quatro pontos de gastronomia, com destaque para o choripán argentino feito na hora, e sete com venda de bebidas. “A tenda foi modificada para proporcionar mais espaço e praticidade na compra de cervejas e comidas. No que diz respeito à cerveja, teremos uma variedade de 40 estilos”, destaca o coordenador.
Restaurantes
Dois restaurantes vão atender os visitantes, sendo no Pavilhão Central, sob a responsabilidade do chef Erni, do Thomas, e na Bierhaus, com o comando da Lisaruth Delícias Caseiras, mais uma das novidades desta edição. Conforme o empresário Mathias Bertram, depois de dez anos a Lisaruth retorna à Festa da Alegria com uma proposta diferenciada. Nos finais de semana, no feriado do Dia da Criança (12) e no Dia da Maturidade Ativa (13), almoço por quilo. Nos demais dias, a partir das 17 horas, buffet por quilo de cucas, linguiça e petiscos. Em ambos os espaços, o público terá, além das delícias da gastronomia típica, uma série de apresentações culturais de música e dança.