A jornada do Instituto Crescer Legal para 2023 já está sendo escrita. No ano em que completará oito temporadas de atividades, a entidade passará a oportunizar aos jovens catarinenses a oportunidade que os gaúchos de áreas produtoras de tabaco já conhecem: o Programa de Aprendizagem Profissional Rural, com o curso voltado para gestão e empreendedorismo.
“É com grande alegria que anunciamos a expansão do atendimento do Instituto Crescer Legal para Santa Catarina. O município selecionado é Itaiópolis, que tem o maior número de adolescentes filhos de produtores de tabaco no Estado. É claro que é um novo desafio para toda a equipe do Instituto, que tem sede em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, mas é também uma grande vitória da entidade e das empresas que tornam possível levar qualificação e oportunidade aos jovens do meio rural”, destaca o diretor presidente do Instituto, Iro Schünke.
Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Crescer Legal foi fundado em 23 de abril de 2015 e já certificou quase 600 jovens rurais de 11 municípios gaúchos. Com a validação do Ministério do Trabalho, o inovador método do Programa de Aprendizagem Profissional Rural alia educação profissional e renda. Os participantes são contratados como jovens aprendizes pelas associadas do Instituto, recebem salário proporcional a 20 horas semanais, mas, em vez de trabalharem nas empresas, participam do curso de gestão e empreendedorismo no contraturno escolar com atividades teóricas e práticas concomitantes conduzidas pelo Crescer Legal em suas comunidades.
Além de Itaiópolis, no Planalto Norte de Santa Catarina, estão confirmadas outras seis turmas em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, nos municípios de Agudo, Canguçu, Novo Cabrais, Progresso, Rio Pardo e São Lourenço do Sul. “Estamos tendo um grande apoio por parte das administrações municipais, algo fundamental para o bom funcionamento das atividades do Instituto, uma vez que utilizamos espaços em escolas ou em sedes cedidas pelas prefeituras parceiras, que também auxiliam com a alimentação e logística de transporte diário para viabilizar o atendimento dos adolescentes”, enfatiza Schünke.
O processo de inscrições, seleção e matrículas dos adolescentes no Programa de Aprendizagem será coordenado pelo Crescer Legal e contará com o apoio de agentes locais – orientadores agrícolas das empresas associadas e parceiros da educação, saúde e assistência social – na busca ativa pelos adolescentes que integram o público alvo. Em 2022, cerca de 150 jovens de Canguçu, Cerro Branco, Paraíso do Sul, Passo do Sobrado, Progresso, Rio Pardo e São Lourenço do Sul serão certificados. A formatura conjunta está marcada para o dia 8 de dezembro no Parque da Expoagro Afubra, em Rio Pardo. Saiba mais em: www.crescerlegal.com.br.