Luciana Mandler
[email protected]
O Shopping Santa Cruz completa 24 anos de atividades neste domingo. Inaugurado em 18 de setembro de 1998, inicialmente era denominado de Shopping Marco do Imigranthe, a fim de homenagear a cidade e a região colonizada por alemães. Atualmente o empreendimento conta com 42 estabelecimentos dos mais variados segmentos. Ou seja, um local para efetuar compras, ter momentos de lazer, tomar um bom chope, se deliciar com gastronomia na praça de alimentação, assistir a filmes no cinema e se divertir de maneira geral junto à família.
Nem mesmo nos últimos anos de pandemia de covid-19, a administração deixou de manter e assistir os empresários do local, para que os santa-cruzenses continuassem a usufruir do espaço. “Não foi tarefa fácil, mas com a colaboração de todos foi possível”, conta a gerente do shopping, Luciane Hilbig.
“Os proprietários do shopping fizeram uma parceria de concessões em relação aos alugueis e reduzimos pela metade o valor do condomínio no momento mais crítico da pandemia. Hoje ainda está em 70% do valor para que a estrutura de todos fique mais forte e possamos retomar e estabilizar. Houve um trabalho muito forte para manter as empresas aqui. Em plena pandemia, conseguimos manter 95% de lotação. Sinal de que os esforços deram certo”, observa Luciane.
Estrutura completa para bem acolher
Das 42 operações instaladas no Shopping Santa Cruz, 11 são da área da alimentação (restaurantes, pasteis, sorveteria, sushi, comida chinesa, lanches variados, massas, pizzas, hamburger, café) e os demais estão divididos entre serviços, vestuário, calçados, perfumaria, brinquedos, farmácia, ótica, joalheira, eletrônicos e produtos exotéricos.
Há estacionamento exclusivo e gratuito para os clientes. As vagas estão distribuídas atrás do prédio do shopping e em uma estrutura na lateral.
Apesar da estrutura ampla, o Shopping Santa Cruz possui três funcionários e dispõe de colaboradores terceirizados em setores como limpeza e segurança. O local abre às 10 horas e o encerramento das atividades ocorre em diferentes momentos: lojas funcionam até as 21 horas e o atendimento na praça de alimentação termina entre 22h30 e 23 horas.
A comemoração do aniversário
Desde o início deste mês, o Shopping Santa Cruz realiza eventos alusivos ao seu aniversário. A gerente Luciane Hilbig explica que o enfoque da programação está na família. “Tentamos organizar atividades para as crianças e para que toda a família venha e aproveite o espaço”, pontua. Para este domingo, 18, data em dos 24 anos do empreendimento, foram preparadas algumas atrações.
Às 16 horas, haverá show do grupo Sambora. Durante todo o dia, a criançada poderá se divertir nos brinquedos infláveis disponíveis de forma gratuita, além de personagens infantis, pinturinha e escultura de balão e momento A Bela e a Fera. Às 18 horas, a invernada mirim do CTG Lanceiros de Santa Cruz vai se apresentar.
Desde quarta-feira, 14, há um espaço com brinquedos para as crianças, como cama elástica e tombo legal. Neste sábado, 17, a partir das 11h30, tem música ao vivo com Ramal 314. Na terça-feira, dia 20, feriado da Revolução Farroupilha, haverá show nativista com Prego Lima às 11h30. Na quinta-feira, 22, será a vez de noite musical.
Luciane Hilbig: 24 anos para celebrar
Há oito anos na gerência do Shopping Santa Cruz, Luciane Hilbig se mostra feliz por fazer parte da trajetória do empreendimento. “Não participei de toda essa caminhada, mas é um sentimento muito bom. O foco sempre foi manter as operações, pois um shopping vazio perde a vida e o sentido de existir. No período de pandemia, onde percebemos que o pior era perder as operações, o esforço foi todo para que mantivéssemos e conseguimos”, enfatiza.
A respeito da administração, Luciane gostaria de executar grandes ideias, porém ressalta que é preciso ter os pés no chão. “São poucos lojistas, a estrutura física é pequena. Tem coisas grandiosas, de shopping grande, que gostaríamos de implantar, mas o espaço físico não permite”, lamenta.
Apesar disso, a gerente do empreendimento reforça que nesses 24 anos de história há muito o que celebrar. “Foi o primeiro shopping construído em Santa Cruz. Não há quem não conheça ou não tenha passado por aqui. Foi ao cinema, tomou um chope, fez suas compras. Fazer parte dessa história é um momento muito bacana. Esse 24º ano é uma preparação para o 25º, onde vamos comemorar as Bodas de Prata”, adianta.
Programação de Natal é um diferencial
Pensando nas famílias, anualmente a administração do shopping prepara uma programação diferente para uma das datas mais movimentadas e significativas: o Natal. A decoração já conta com a parceria do artista Sérgio D’Ávila. As atividades devem começar na primeira quinzena de novembro e serão uma forma de presentear o público em um momento de união e confraternização. “Sempre prezamos em ter uma decoração bonita e no clima natalino para que as famílias sintam a magia dessa data”, explica Luciane Hilbig.
Cinema: um momento de lazer com família e amigos
Luísa Ziemann
[email protected]
Seja “Jurassic Park” ou “Velozes e Furiosos”, um drama ou uma comédia romântica, pelo menos um filme ao longo da vida a maioria dos santa-cruzenses já teve o prazer de assistir nas telas do cinema do Shopping Santa Cruz. Um dos principais atrativos entre tantos oferecidos pelo empreendimento, atrai pessoas de todas as idades. Com uma qualidade sonora de arrepiar e tecnologia 3D, as salas de exibição abrem todos os dias ao público e carregam grande parte da história do shopping.
De acordo com a gerente Luciana Hilbig, o ponto, que por 17 anos foi gerenciado por uma rede nacional de cinemas, foi assumido em outubro de 2015 por um grupo de empresários locais. Em 2016, o espaço foi completamente reestruturado e as duas salas foram modernizadas. “Todo o revestimento acústico foi trocado, bem como todas as poltronas de ambas as salas”, recorda. Com a reforma, foram instalados assentos infantis e novos carpetes.
As telas do Cine Santa Cruz estão entre as mais modernas e maiores do interior do Estado. Ao todo, são 300 lugares confortáveis para que os visitantes possam assistir aos grandes sucessos mundiais nos telões. “As salas de cinema são consideradas de alto padrão e não perdem em nada para os grandes cinemas do País”, garante Luciane. “O nosso cinema acompanha todos os lançamentos internacionais, ou seja, na mesma data em que o restante do mundo está assistindo a um lançamento, ele também chega a Santa Cruz.”
Outro diferencial é a venda de ingressos pela internet e a possibilidade de compra de poltronas numeradas. Pelo site cinesantacruz.eleventickets.com, os clientes podem acessar a lista de filmes em exibição, a grade de horários e adquirir os bilhetes de maneira antecipada. E o melhor: escolhendo o lugar de sua preferência! Até mesmo os vouchers de pipoca e bebidas podem ser adquiridos no site.
Investimentos em melhorias são constantes
É claro que, ao longo desses 24 anos, muita coisa se transformou. O Shopping Santa Cruz não poderia ficar para trás e se reinventou muitas vezes, tanto administrativamente, como esteticamente. De tempos em tempos, melhorias e intervenções na infraestrutura do prédio foram feitas, sempre visando proporcionar um ambiente mais aconchegante e agradável para seus visitantes. Uma das mais recentes foi a troca de todo o sistema de refrigeração do ambiente.
A gerente Luciana Hilbig explica que as manutenções são feitas periodicamente, sobretudo quando o verão se aproxima. Porém, por ter uma praça de alimentação bastante ampla e o sistema de ar ser central, muitas vezes os equipamentos instalados não eram o suficiente para criar um clima agradável em dias muito quentes. “Por isso, este ano resolvemos investir na troca do sistema, que é completamente novo e funciona por condensamento do ar. Hoje temos oito máquinas preparadas para deixar o ambiente geladinho mesmo em dias de calor extremo”, salienta.
Outra novidade é a pintura externa, que está prestes a ser refeita. Luciane destaca que o prédio que abriga toda a parte comercial do shopping é grande e, por se tratar de uma área externa, o serviço também depende das condições climáticas. “O investimento deve ficar pronto até o final deste ano”, projeta.
Um sonho ambicioso que deu certo
Para um dos sócios e síndico do Shopping Santa Cruz, Carlos Augusto Gerhard, o Moi, o empreendimento é um sonho que deu certo. O complexo comercial foi planejado junto com o hotel Aquarius no início dos anos de 1990, quando a indústria fumageira estava em efervescência na região. “O otimismo com o centro de feiras e eventos parecia que iria decolar, já que o turismo de negócios era rentável no município. De lá pra cá, passamos por várias crises, sendo que a última, da pandemia do covid-19, foi a que mais abalou a estrutura econômica e pessoal dos lojistas e operadores do shopping. Mas a união e a paciência dos empreendedores foram fundamentais para enfrentar todas as turbulências”, recorda Moi.
Há quase três décadas, os sócios da Suhma Engenharia – Hildo Ney Caspary, Carlos Augusto Gerhard e Guinther Seibert – se juntaram aos proprietários do terreno – Harald, Ernesto e Rolf Sonhle – e ao investidor Paulo de Castro, com um sonho ambicioso em comum: construir um shopping center em Santa Cruz do Sul, nas margens da Rua Coronel Oscar Jost e da Avenida Senador Alberto Pasqualini. “A ideia inicial era um projeto arrojado, de quatro pavimentos, sendo dois de shopping e dois de garagens. Um verdadeiro ‘circo’, com elevadores, escadas rolantes e tudo mais”, lembra o síndico. “Vários empreendimentos semelhantes foram lançados na cidade. Todos fracassaram. Por isso mudamos nosso arrojado projeto para a concepção atual, com as duas torres residenciais em cima, com 100 apartamentos.”
Moi afirma que o shopping está em constante evolução. “Temos que estar atentos ao mercado, serviços e necessidades do público frequentador. O próprio cinema alterou ambas as salas para o sistema 3D. Renovamos o sistema de exaustão e ar condicionado, possuímos sistema de vigilância digital e muitos outros detalhes técnicos acompanham as mudanças tecnológicas”, enumera.
O resultado de tantos investimentos e interesse no público é a resposta dos visitantes, que lotam a praça de alimentação, visitam as lojas todos os dias e frequentam os eventos promovidos no local. “O movimento do shopping já voltou aos tempos pré-pandemia, sendo que a praça de alimentação e o cinema estão surpreendendo”, observa Moi. O que faz pensar, inclusive, em uma ampliação do centro de compras. “O shopping está maduro para ser ampliado para o terreno de mais de 7 mil metros quadrados ao lado, onde há um anteprojeto de dois andares comerciais, três andares de garagem e uma torre residencial de 27 andares. Estamos abertos a qualquer tipo de negociação para sua construção”, define.