Início Educação Jovens rurais recebem certificação de curso de empreendedorismo

Jovens rurais recebem certificação de curso de empreendedorismo

Autoridades e familiares participaram da formatura promovida pela Afubra nessa sexta-feira

O auditório da Loja Agrícola Afubra de Camaquã sediou na manhã dessa sexta-feira, 16, a solenidade de formatura dos jovens concluintes do curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural. Com a participação de autoridades e familiares, a formatura foi marcada por muita alegria e entusiasmo.

O tesoureiro da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marcilio Laurindo Drescher, destacou que o curso é uma oportunidade ímpar para os jovens. “É importante a união das entidades e o governo para oportunizar estes cursos que, além do aproveitamento para os jovens, abrangem as famílias. Creio que estamos no caminho certo”, apontou.

O vice-presidente Marco Antonio Dornelles, ao agradecer às famílias por “emprestarem” os jovens para o curso, enfatizou a importância das parcerias. “Vivemos muitos desafios com a velocidade da informação e das tecnologias. Esses cursos nos proporcionam uma vivência para que possamos enfrentar esses desafios, pois as mudanças ocorrem pela foram de vontade de cada um de nós”, sublinhou.

Já o diretor técnico da Emater/RS-Ascar, Alencar Rugeri, lembrou aos jovens que eles contam com tempo, pela sua juventude, para aproveitarem e construírem seu futuro. “Precisamos avançar na relação do jovem com seus pais e os cursos promovem este fortalecimento de relações, pois os pais são a fortaleza de vocês”, frisou.

A segunda edição do curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural começou em abril, foi realizado em seis módulos e reuniu 30 jovens de Barão do Triunfo, Camaquã, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, Mariana Pimentel, São Jerônimo, Sentinela do Sul e Sertão Santana. Os jovens e suas famílias elaboraram projetos individuais e comunitários, considerando os aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais de suas realidades, bem como das suas vivências e trocas de experiências nas aulas.

Os escritórios municipais da Emater realizaram o acompanhamento técnico durante os períodos entre os módulos, orientando a elaboração dos projetos produtivos individuais ou coletivos. O curso é promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Afubra, Sicredi Interestados e Centro Leste, Sebrae, Sistema Fecomércio, Sesc, Senac e as prefeituras da região.