Início Cultura Começa a semana mais gaúcha do ano

Começa a semana mais gaúcha do ano

CTGs e demais entidades ligadas ao tradicionalismo iniciam hoje as suas próprias programações

Luiz Fernando Bertuol
Chegada da Chama Crioula, ontem, no Parque de Eventos, abriu a programação oficial

Luísa Ziemann
[email protected]

A chegada da Chama Crioula no Parque de Eventos abriu oficialmente a programação da Semana Farroupilha em Santa Cruz do Sul ontem. Trazido de Canguçu pelos Cavaleiros da Integração, o marco simbólico foi recebido por autoridades, integrantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), convidados e imprensa. No primeiro dia dos festejos, a ronda ficou por conta do CTG Laço Velho, que promoveu, à noite, um jantar-baile em alusão à abertura oficial e ao seu 41º aniversário.

José Carlos Ferreira
No primeiro dia, atividades ficaram por conta do CTG Laço Velho


Hoje as atividades ficam sob o comando dos Cavaleiros da Integração. Após a recepção da chama e hasteamento das bandeiras, às 8h30, tem café da manhã para os presentes e aos alunos da escola convidada. Durante todo o dia as atividades vão ser dedicadas aos estudantes, com oficinas de encilha e passeios de charrete. A partir desta quarta-feira, os centros tradicionalistas e demais entidades ligadas à cultura gaúcha promovem as suas próprias atividades em homenagem à Semana Farroupilha, com rondas crioulas, jantares e bailes.


À tarde, a Chama Crioula chega em Monte Alverne, no CTG Recanto Nativo. Após a recepção do símbolo, ocorre desfile e hora cívica em frente à subprefeitura. Os Festejos Farroupilhas culminarão com o desfile do dia 20 de setembro, data que marca a Revolução, na próxima terça-feira. Com início previsto para as 9 horas, tradicionalistas, estudantes e cavalos devem lotar a Rua Ernesto Alves.


Após o desfile, a programação se estenderá até à tarde com mateada na Praça Getúlio Vargas a partir das 15 horas. Haverá apresentações artísticas de entidades tradicionalistas gaúchas e folclóricas do município e shows com grupos musicais locais. O encerramento da Semana Farroupilha acontecerá às 18 horas com a extinção da Chama Crioula.
Para a prefeita Helena Hermany (Progressistas), que participou da abertura dos festejos, é um momento para admirar todo o trabalho desenvolvido pelas entidades tradicionalistas do município. “Os CTGs são muito importantes, passam valores e conceitos às nossas crianças, não só pelas palavras, mas com exemplos”, definiu. Ela também elogiou o tema do evento, que é “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”. “Com toda essa riqueza, temos o nosso Rio Grande, esse resultado maravilhoso que é o povo gaúcho, alegre, acolhedor e que cultiva as suas tradições”, acentuou.


O tema da Semana Farroupilha deste ano busca instigar a sociedade a pensar na diversidade da cultura gaúcha e na dimensão coletiva que o Rio Grande possui. Através da ampla programação dedicada ao tradicionalismo, as entidades de Santa Cruz querem homenagear todas as etnias que chegaram ao Estado e formaram a pluralidade cultural hoje existente. O patrono do evento no município é Cláudio Roberto Mariani. “Devo agradecer a todos que trabalham pela tradição gaúcha no município e que tenhamos uma abençoada Semana Farroupilha”, estimou.

PROGRAMAÇÃO

Hoje – Ronda do grupo Cavaleiros da Integração
De hoje a terça-feira, 20 – Ronda do CTG Recanto Nativo em Monte Alverne
Quinta, 15 – Ronda do CTG Rincão da Alegria em conjunto com o DTG José Altivo dos Santos
Sexta, 16 – Ronda do CTG Tropeiros da Amizade
Sexta, 16, e sábado, 17 – Ronda do Núcleo de Cavalos Crioulos
Sábado, 17 – Ronda do CTG Tio Ítia e do CTG Lanceiros de Santa Cruz
Domingo, 18 – Concurso Docencontro e missa crioula na Comunidade Católica Nossa Senhora da Imaculada Conceição e do CTG Garrão de Potro
Segunda, 19 – Ronda do CTG Estância Alegre
Terça, 20 – Desfile a partir das 9 horas. Mateada na Praça Getúlio Vargas às 15 horas e divulgação do resultado do concurso de desenho e do Docencontro. Extinção da Chama Crioula às 18 horas