É possível perceber ao longo dos anos um aumento significativo no consumo de alimentos ultraprocessados pela população, e grande parte desses alimentos têm grande teor de açúcar, gordura, corantes, aditivos alimentares, sódio, entre outros. Ao mesmo tempo em que ocorre esse aumento por alimentos de baixo valor nutritivo, diminui o consumo de alimentos ricos em nutrientes fundamentais para nossa saúde. Com isso, o número de pessoas acima do peso e com doenças relacionadas a alimentação segue aumentando.
A alimentação não é apenas uma fonte de energia para o corpo, ela também ajuda na prevenção e tratamento de muitas doenças. O nutricionista atua diretamente com a medicina preventiva por meio da alimentação, buscando promover uma melhor qualidade de vida e a criando novos hábitos alimentares.
Uma das maiores procuras por ajuda nutricional é, sem dúvidas, a vontade de emagrecer de forma saudável e sem radicalismo. Muito mais do que “passar uma dieta”, o nutricionista busca conhecer o estilo de vida, as preferências alimentares e as condições orgânicas de um paciente para assim promover a reeducação alimentar e proporcionar melhores condições de saúde.
Muitos tabus existem em relação a esse profissional, como “alimentação saudável é cara” ou “vou ser proibido de consumir todos os alimentos que gosto”, mas não é bem assim. “Minha linha de tratamento não é restritiva e sim baseada na troca por hábitos e alimentos mais saudáveis e acessíveis sem aumentar demasiadamente o custo de vida do paciente”, relata a nutricionista Andréia Stacke.
Ela também faz um alerta para as dietas “da moda”, assim como aquelas demasiadamente restritivas, que podem fazer exclusão acentuada de alguns nutrientes e consumo exagerado de outros, trazendo um desequilíbrio para o organismo e agravos para a saúde do indivíduo.
Algumas dicas para melhorar sua alimentação e consequentemente sua saúde:
1) Ingerir no mínimo 2 litros de água por dia;
2) Ingerir 3 porções de fruta ao dia;
3) Incluir alimentos integrais na sua rotina, como pão integral, arroz integral, aveia, chia e linhaça;
4) Diminuir o uso de gordura para o preparo dos alimentos. Procure fazer a carne assada no forno com frequência;
5) Diminua o uso de sal e temperos artificiais. Use temperos naturais, como orégano, açafrão, manjericão, salsa, cebolinha, alho, cebola, entre outros;
6) Inclua as saladas no almoço, janta, sanduíche, omeletes;
7) Faça as refeições com calma, mastigue bem os alimentos;
8) Não fique muito tempo sem se alimentar.
Dia do Nutricionista: melhorar e desenvolver a boa alimentação
Neste 31 de agosto, comemora-se o Dia do Nutricionista. Nessa data, em 1949, foi fundada a Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), no Rio de Janeiro. O objetivo da criação da entidade foi melhorar e desenvolver estudos acerca da qualidade da alimentação e de todo o campo da nutrição. Mais tarde, a ABN foi alterada para Federação Brasileira das Associações de Nutricionistas, sendo hoje a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran). O curso de Nutrição não era regulamentado como profissão, o que aconteceu bem mais tarde de sua criação, somente no dia 24 de abril de 1967.
As principais funções do nutricionista são desenvolvidas nas áreas hospitalar, clínica e da saúde pública, onde avalia fatores da cultura de uma região e suas interferências político-sociais com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a saúde de uma população através da boa alimentação. Esse profissional pode atuar na preparação de dietas e cardápios, fiscalizar a produção de alimentos em indústrias e restaurantes, verificar o preparo de programas alimentares públicos, acompanhar dietas de atletas, entre outras atribuições.
Seguir uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, fibras, cereais e carnes magras é a indicação desses profissionais, a fim de manter o equilíbrio e o perfeito funcionamento do corpo. Além desses, a ingestão de muito líquido é importante para eliminar as impurezas do organismo e suprir as necessidades de hidratação. Hoje é de domínio público a importância de se ingerir os alimentos em pequenas quantidades e por várias vezes ao dia. Isso causa o aumento do metabolismo, o que facilita a digestão. (Mundo Educação)