Início Religião Caminhada à procura de albergue inicia na segunda

Caminhada à procura de albergue inicia na segunda

Ana Souza – [email protected]

Estamos próximos de mais um Natal e para lembrar a data festiva são realizadas diversas atividades, entre elas o Tríduo Natalino que ocorre nos dias 12, 13 e 14 de dezembro na Catedral São João Batista. Com o tema Caminhada à procura de albergue, o evento religioso acontece logo após a missa das 18h15min e terá a participação de jovens, crianças do Coral Querubins da Catedral, ministros, coroinhas e grupos de cantos. As missas serão celebradas pelos padres Orlando Pretto, Dionísio Kist e José Neumann.
Este ano haverá duas novidades. A primeira é que a caminhada – anteriormente realizada em via pública – ocorrerá ao redor da Catedral São João Batista. “É uma experiência nova, o percurso será em torno da Catedral e os participantes baterão de porta em porta em busca de abrigo, assim lembrado a essência do Natal, quando José e Maria buscavam um albergue para o nascimento de Jesus, não encontrando em Belém, refugiaram-se em uma gruta”, explica a coordenadora da Equipe de Liturgia, Lúcia Ertel. A segunda novidade acontece no dia 14, último dia do Tríduo, com uma celebração em homenagem à Maria que no advento nos trouxe Jesus. “Após a caminhada ocorrerá a celebração da Luz com velas acesas com pedidos em forma de orações e bênção das famílias”.
José e Maria, os anjos e os hospedeiros (proprietários das casas) serão representados por crianças que fazem parte do Coral Querubins – com ensaios acompanhados pelo professor Abílio Piovesan – e da comunidade santa-cruzense. O Tríduo Natalino ocorre anualmente desde 1999 através da celebração do ano santo (2000), somente em 2010 não foi realizado.
A caminhada, que dura em torno de 45 minutos, tem por objetivo lembrar a peregrinação dos pais de Jesus. “É um exame de consciência. Uma forma de pensar se hoje eles estivessem aqui, batendo de porta em porta, se abriríamos as portas de nossa casa para recebê-los. Será que eles encontrariam um lugar e nós os receberíamos de coração aberto? Achamos um lugar para tudo, menos para o motivo da festa, quando o aniversariante, Jesus, é esquecido”, frisa Lúcia.
O Tríduo Natalino busca levar uma mensagem cristã do verdadeiro espírito do Natal. “Este está aos poucos se perdendo. Com o evento queremos despertar este sentimento. Por isso gostaríamos que as pessoas fizessem o possível para acompanhar o Tríduo e também estamos convidando as crianças que quiserem participar vestidas de anjo para procurar a Sacristia antes da saída da caminhada.”

Ana Souza

Lúcia Ertel: “Buscamos levar uma mensagem cristã sobre o verdadeiro sentido do Natal”