Ana Souza
Conhecer novas culturas e trocar experiências entre Santa Cruz do Sul e a Angola, país da África Central. Durante as aulas de Língua Portuguesa para os terceiros anos do ensino médio noturno, na quinta-feira, 19, a Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira proporcionou aos alunos um pouco da vivência de um colega deles no próprio educandário. Angola, Luis Gustavo Miguel agora reside em Santa Cruz.
Já em seu primeiro dia de aula no Ernesto, o estudante disse: “Quem viveu em Angola, vive em qualquer lugar”. Daí surgiu a curiosidade de conhecer a vivência desse colega, lembrou a professora Tatiana Thiesen da Silva. Em um bate-papo com as turmas, o angolano de 21 anos compartilhou um pouco de sua trajetória de vida.
“Ele, sempre muito disponível, logo topou o desafio e essa foi uma noite que poderia não ter hora para acabar. Com apenas 21 anos de idade, ele descreveu suas grandes experiências, principalmente as características do seu país de origem, suas dificuldades e, acima de tudo, o seu orgulho pelas mulheres guerreiras que o criaram, bem como todas que lutam pela sobrevivência de seus filhos diariamente. Mas, como ele disse: ‘Tempos difíceis criam campeões’”, explicou a professora.
Luis Gustavo sonhou, viveu seus sonhos ligados ao basquete e conheceu diversos países. Seu destino mais recente foi Santa Cruz, onde hoje está construindo a sua família. “Foi uma noite de muita reflexão, lição, conhecimento e emoção. Nosso aluno veio bem novo para Santa Cruz. Passou muita dificuldade e fome. Foi uma palestra de vida e que fez com que os demais colegas pudessem conhecer a realidade que ele viveu na Angola”, destacou a diretora do Ernesto Alves, Janaína Venzon.