Início Cultura Semana Farroupilha: diversidade étnica é o tema dos festejos no Estado

Semana Farroupilha: diversidade étnica é o tema dos festejos no Estado

Programação inicia no dia 13 de setembro em Santa Cruz, com a chegada da Chama Crioula no Parque de Eventos

Foto: Luísa Ziemann
Lançamento no município reuniu diferentes etnias no
Clube de Subtenentes e Sargentos na última quarta-feira

Luísa Ziemann

[email protected]

Com o tema “Etnia do Gaúcho: Rio Grande, Terra de muitas Terras”, foi lançado na noite de quarta-feira, 17, a Semana Farroupilha 2022 em Santa Cruz do Sul. O evento no Galpão Crioulo do Clube de Subtenentes e Sargentos reuniu autoridades, representantes dos centros tradicionalistas, convidados e imprensa. Na ocasião, foi apresentado o patrono dos Festejos Farroupilhas no município, Cláudio Roberto Mariani. O estadual é o cantor, compositor, gaiteiro e violinista Adair de Freitas.

Depois de dois anos sem a realização da Semana Farroupilha, a expectativa é grande por parte dos tradicionalistas para a retomada. O coordenador dos Festejos Farroupilhas em Santa Cruz, Jacson Franco, acredita que o público deve se manter fiel e comparecer em peso. “O pessoal todo está se preparando. Vemos a movimentação nas lojas que fornecem trajes tradicionalistas”, comemora.

O objetivo do tema deste ano é instigar a sociedade a pensar na diversidade da cultura gaúcha e na dimensão coletiva que o Rio Grande do Sul possui. Os tradicionalistas de Santa Cruz querem homenagear todas as etnias que chegaram ao Estado e formaram a pluralidade cultural existente. No lançamento da Semana Farroupilha, estiveram representantes das etnias germânica, italiana, árabe e afro, como forma de simbolizar as diferentes culturas que povoam o território gaúcho.

A programação completa da Semana Farroupilha, que será de 13 a 20 de setembro, sairá nos próximos dias. Porém, já se sabe que o primeiro evento será a chegada da Chama Crioula, que vem de Canguçu, no Parque de Eventos, às 8h30 do dia 13. Logo em seguida, começam as rondas nos centros de tradição gaúcha (CTGs), que se estenderão até o dia 19. Para o dia 20, pela manhã, data que marca a Revolução Farroupilha, está programado o tradicional desfile e, à tarde, haverá mateada com apresentações artísticas.

PATRONO

Para o patrono do evento, ser o escolhido para estar à frente dos Festejos Farroupilhas do município é motivo de orgulho. Natural de Arroio do Meio, o tradicionalista mora em Santa Cruz desde a década de 1980. “Desde que cheguei, trabalhei a favor da tradição e dos nossos tradicionalistas. Continuo à disposição de tudo, da Semana Farroupilha, do Enart, tudo que for em prol do tradicionalismo gaúcho”, salienta.

Nascido em 18 de setembro de 1960, Cláudio Mariani sempre incentivou a família a ter o gosto pela tradição gaúcha. O interesse foi visto pelos amigos e, no início dos anos 1990, ele recebeu um convite para ser sócio do CTG Rincão da Alegria, onde fez parte da patronagem por muitos anos. Também foi vice-presidente e presidente da Associação Tradicionalista Santa-Cruzense (ATS) e participou da organização de rodeios, projetos tradicionalistas, Enart e outros inúmeros eventos.