Início Geral Cisvale elege Câmara Setorial do Meio Ambiente

Cisvale elege Câmara Setorial do Meio Ambiente

Secretário de Santa Cruz e chefe de departamento em Vera Cruz são os coordenadores

Divulgação/Cisvale
Em reunião nessa terça-feira, técnicos dos municípios do
Vale do Rio Pardo conheceram detalhes do plano de resíduos sólidos

A possibilidade de implementação de um plano estratégico regional de gestão de resíduos sólidos foi tema central de uma assembleia realizada pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) na manhã dessa terça-feira, 16, na sede do Centro Regional de Especialidades Médicas (Crem), em Santa Cruz do Sul. No encontro, foram eleitos Jaques Eisenberger, que é secretário de Meio Ambiente de Santa Cruz, como coordenador da Câmara Setorial do Meio Ambiente do Cisvale, e Ricardo Konzen, coordenador do Departamento de Meio Ambiente de Vera Cruz, como vice.


Também na reunião, um grupo de técnicos dos 17 municípios que integram o Cisvale conheceram detalhes a respeito do plano estratégico de gestão dos resíduos sólidos, apresentados pela química industrial Simone Schneider, da Lógica Assessoria Ambiental Inteligente. Dentre as demandas discutidas está a possibilidade de construção de um aterro no Vale do Rio Pardo, aliada a ações regionais conjuntas que trariam benefícios às administrações municipais, sobretudo em termos de economia e logística, como a coleta, transporte e destinação final de resíduos verdes (grama, folhas, plantas e árvores), da construção civil e volumosos (fogões, geladeiras, fornos e outros).


“Os técnicos têm conhecimento nessa área, por isso nós prefeitos decidimos incluí-los em uma reunião para que estejam a par das discussões sobre o assunto”, salientou o prefeito de Vale Verde e presidente do Cisvale, Carlos Gustavo Schuch (MDB). Ele ainda ressaltou a possibilidade de agilizar projetos de educação ambiental nos municípios, para marcar o início do plano regional.


“Estamos retomando o debate e agora temos um coordenador e vice da Câmara Setorial, que vão conduzir a conversa sobre este tema. Acreditamos que principalmente nos municípios pequenos esse processo, que está parado, vai começar a andar, inclusive com a readequação das metas”, complementou Schuch. Uma nova reunião do Cisvale está marcada para o dia 1º de setembro.

Debate em nível regional

A discussão acerca do plano estratégico regional de gestão de resíduos sólidos iniciou em 2018 e seguiu em 2019, quando dois municípios, Venâncio Aires e Pantano Grande, oficializaram o interesse em sediar um aterro sanitário – posteriormente, Rio Pardo também se candidatou para ter o ponto. Ao longo de 2020 e 2021, entretanto, a pandemia do novo coronavírus inviabilizou a sequência das discussões, que foram retomadas no último dia 15 de junho, em Vera Cruz.


Na ocasião, foram relembrados os termos de base do plano estratégico regional de gestão de resíduos sólidos e os prefeitos decidiram que os profissionais da área ambiental deveriam avaliar as possibilidades. “Muitos problemas ambientais dos municípios acabam se repetindo, e é importante debater isso de uma maneira regional, para convergir na intenção de se auxiliar. Essa é a ideia. Apresentar soluções e alternativas na área ambiental em nível regional para que todos tenham o mesmo objetivo e tentem evoluir”, comentou o recém-eleito coordenador da Câmara Setorial do Meio Ambiente, Jaques Eisenberger.