Início Geral Semana da Pátria: fogo simbólico chega na segunda

Semana da Pátria: fogo simbólico chega na segunda

Acendimento da pira ocorrerá no quartel do 7º BIB, onde o fogo ficará guarnecido até o 1º de setembro

Luiz Fernando Bertuol
Fogo simbólico será recebido por autoridades civis e militares às 9h20

Nesta segunda-feira, 15, Santa Cruz do Sul entra na rota da 85ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. A chama, vinda de Venâncio Aires, será trazida pela Liga de Defesa Nacional (LDN) e recebida por autoridades civis e militares no quartel do 7º Batalhão de Infantaria Blindado às 9h20. No local, após o ato oficial de acendimento da pira, o fogo ficará guarnecido até 1º de setembro, quando será levado para a Praça Siegfried Heuser, onde será feita a abertura da Semana da Pátria.
Ao chegar na cidade, junto ao posto da Polícia Rodoviária Estadual, na RSC-287, irão unir-se aos membros da LDN, representantes da comissão organizadora da Semana da Pátria e batedores, que farão a escolta da centelha até o quartel. Depois a chama seguirá para Candelária.


As comemorações da Independência do Brasil têm como tema nacional os 200 anos da Independência e o municipal é “Educação: Patrimônio Cultural, Histórias e Memórias da Cidade”. A Secretaria Municipal de Cultura é a instituição que organiza a Semana da Pátria. O titular da pasta, Marcelo Corá, projeta a expectativa do evento. “Esse momento cívico é muito especial. Após dois anos sem desfile em decorrência da pandemia, poderemos celebrar a pleno nosso amor pelo país no Bicentenário da independência”, afirmou.

Homenageado

O diretor-geral do Colégio Mauá, Nestor Raschen, é o homenageado da Semana da Pátria neste ano, conforme sugestão do município e aprovação unânime da comissão organizadora. Nascido em Trombudo, então distrito de Santa Cruz do Sul, hoje Vale do Sol, Raschen atua como professor há 44 anos, 42 deles no Mauá.


Formado em Letras, é especialista em Administração Escolar, integrante do Conselho Municipal de Educação, membro do Sindicato da Escolas Particulares do Rio Grande do Sul, e presidente da Comissão de Voluntários Pró-Desenvolvimento de Santa Cruz. Também integra o Conselho Superior da Associação Pró-Ensino de Santa Cruz, voluntário da Comissão Executiva da Oktoberfest e Cidadão Honorário do município.


“Quero dividir esta homenagem com todos os professores e professoras que acreditam que a educação transforma pessoas e eleva a qualidade de vida de uma cidade. Cada um de nós fazendo a sua parte é o ponto de partida para um mundo melhor”, declarou Raschen.


A comissão organizadora da Semana da Pátria é composta pelas seguintes entidades: Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Comando Regional de Polícia Ostensiva – Vale do Rio Pardo, 23º Batalhão de Polícia Militar, 6ª Coordenadoria Regional de Educação, 7º Batalhão de Infantaria Blindado, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Cruz do Sul, Grupo Escoteiro Santa Cruz, Grupo Escoteiro McLaren, Grupo Escoteiro São Luiz, Comando Rodoviário de Santa Cruz do Sul (2º BRBM), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).