Luciana Mandler
[email protected]
Iniciou na última segunda-feira, 8 e segue até 9 de setembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022. O objetivo é alcançar a cobertura vacinal de 95% para a vacina da pólio, em crianças de um ano a menores de cinco anos, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos, a fim de melhorar as coberturas vacinais conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
Assim como em todo o país, em Santa Cruz do Sul a meta é imunizar pelo menos 95% do público-alvo que soma 5.618 crianças, informa a secretária Municipal de Saúde, Daniela Dumke. Para estimular a ida até as unidades de saúde, no dia 20 deste mês haverá o Dia D de vacinação. A Secretaria de Saúde ainda está definindo os detalhes. Já na multivacinação não há meta específica, pois essa é uma campanha só de atualização vacinal, não há dose extra. “Assim, dependerá de ter ou não vacina em atraso”, explica Daniela.
Tão importante quanto a vacina da Poliomielite é estar em dia com as demais imunizantes descritas no Calendário Nacional de Vacinação. “É fundamental para evitarmos o retorno de uma doença que tem o potencial de causar sequelas graves, principalmente em crianças, como paralisia e até mesmo o óbito”, atenta a secretária.
De acordo com o Ministério da Saúde, as campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a covid-19 em andamento. As vacinas covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos.
Ainda segundo o MS, a atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é realizada com sucesso desde 1980.