Início Cultura Feira do Livro será em setembro

Feira do Livro será em setembro

Lançamento oficial do evento é nesta terça-feira, 16, à noite, na Casa das Artes Regina Simonis

Divulgação/RJ
Livros para todos os gostos e idades voltarão à Praça Getúlio Vargas a partir do dia 1º

Luísa Ziemann
[email protected]

Depois de dois anos de espera, os livros e a cultura voltarão a preencher a Praça Getúlio Vargas. Vem aí a 33ª edição da Feira do Livro de Santa Cruz do Sul. Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, a programação que estava prevista para acontecer em maio de 2020 não pôde ser realizada. Em 2021, mesmo com as medidas sanitárias já mais flexibilizadas, os responsáveis pela organização optaram por adiar o evento novamente. Agora, depois de muito aguardo e ansiedade, ele acontecerá de 1º a 7 de setembro, no coração da cidade.


Considerada uma das maiores feiras literárias do Estado, o evento de Santa Cruz é fruto da união de forças do Serviço Social do Comércio (Sesc), da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e da Prefeitura. Com o tema “Eu amo ler”, a patrona da feira será a escritora gaúcha Letícia Wierzchowski. O escritor homenageado é o professor Demétrio de Azeredo Soster. A personalidade incentivadora da leitura é a professora Márcia Susana Simon.


De acordo com a agente de cultura e lazer do Sesc, Lisiane Camargo, a expectativa de retomada da feira após essa pausa de dois anos é enorme, o que torna os preparativos ainda mais intensos. “O público está sedento por esse momento de encontro com os livros, autores e toda a programação cultural que envolve o evento”, salienta. “O público pode esperar por muitos momentos de bate-papo, interação, poesia e diversidade cultural.”


As atividades e os autores que estarão na 33ª Feira do Livro de Santa Cruz serão revelados no evento de lançamento na próxima terça-feira, 16, às 19 horas, na Casa das Artes Regina Simonis (Rua Marchal Floriano, 651, Centro). Além da divulgação da programação, haverá apresentação da Orquestra Santa Cruz Filarmonia. Este ano, serão 19 expositores responsáveis por rechear o entorno do chafariz da Praça Getúlio Vargas com romances, ficções, quadrinhos e outros livros que agradam crianças, adolescentes e adultos.


Com a empolgação em alta, a expectativa é de que o público alcance o mesmo número de visitantes da última edição, em 2019. “Esperamos cerca de 30 mil pessoas nos sete dias de feira”, revela Lisiane. A feira atrai estudantes de escolas públicas e privadas de Santa Cruz e região, além do público em geral, que poderá visitar as livrarias e expositores autônomos e aproveitar a programação cultural do evento.