Início Especiais Dia do Advogado: OAB em defesa da contínua qualificação da advocacia

Dia do Advogado: OAB em defesa da contínua qualificação da advocacia

Ordem dos Advogados foi criada em 1930, através de decreto do presidente Getúlio Vargas

Fotos: Divulgação/RJ
A diretoria da OAB Subseção Santa Cruz do Sul

Ana Souza
[email protected]

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tem papel importante de defesa da cidadania e da constituição e isso sempre direciona o trabalho da instituição, enfatiza a presidente Manuela Braga. “Defendemos a igualdade, a democracia e a dignidade e esses sempre devem ser o norte e direcionamento do dirigente de OAB. Em relação aos advogados e advogadas defende o respeito e garantias as nossas prerrogativas, que na verdade são prerrogativas dos cidadãos que defendemos, defende os honorários como verba alimentar, indispensável ao nosso sustento e a contínua qualificação da advocacia.”


A Ordem dos Advogados foi criada em 1930, através de decreto do presidente Getúlio Vargas. No RS há 90 anos e a Subseção de Santa Cruz do Sul existe há 62 anos. A OAB sempre foi vista como defensora da democracia e dos direitos da cidadania, e se mantem assim até os tempos atuais.


O advogado e advogada tem o papel principal de garantir a cidadania, de garantir os direitos dos cidadãos e consequentemente de seus clientes, salienta a presidente da OAB Subseção Santa Cruz do Sul, Manuela Braga. “Deve sempre buscar a justiça, atuando com ética e lealdade perante seu cliente. O dia do advogado(a) é comemorado no dia 11 de agosto, dia em que foi criada a primeira faculdade de direito no país em 1827. A comemoração até os dias atuais tem importância frente a relevância da profissão, uma vez que sem advogado, não há justiça como inclusive está previsto na nossa constituição federal”, destacou.

Manuela Braga: “Existem desafios diários no ramo da Advocacia”


A advocacia sofreu muito com a pandemia e ainda sente os impactos dela, frisou a advogad. “Tivemos fóruns e tribunais fechados, audiências canceladas, andamentos processuais praticamente parados. Acredito que foi um dos piores cenários para a advocacia como um todo. Aos poucos vem sendo retomada, e a digitalização dos processos agiliza também a prestação jurisdicional, tão importante para nós, mas também para a sociedade. A criação de muitos cursos de direito e o grande número de advogados e advogadas também dificulta o mercado, mas com isso, defendemos a qualificação como maneira de destaque e crescimento profissional.”

TRAJETÓRIA DA PRESIDENTE

Manuela Braga é a atual presidente da OAB Subseção Santa Cruz do Sul. “Sou advogada desde 2005, me formei na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Atuo na área cível desde então, com maior enfoque na área de direito de família. Integro a OAB desde 2013, inicialmente como conselheira, e a partir de 2016, como membro da diretoria. Desde o início deste ano sou a atual presidente da OAB Subseção Santa Cruz do Sul. Em 2013 fui responsável pela criação da Comissão da Mulher Advogada na Subseção e fui presidente desta comissão de 2013 a 2021. Sou presidente da região Sul (RS, SC e PR) do Movimento Vai Ter Mulher Sim,que defende a inserção das mulheres nos espaços de poder.”


“Eu amo ser advogada e não me imagino em outra profissão. Não é fácil, existem desafios diários, a qualificação deve ser diária. Como mensagem, peço que sigamos atuando com ética e honestidade, não desistindo com os grandes desafios que a advocacia tem no dia a dia, sempre lembrando que devemos lutar pela justiça, igualdade e dignidade das pessoas, sejam nossos clientes ou não. E contem sempre comigo e com a OAB para juntos buscarmos soluções para a advocacia!”, finalizou a presidente da OAB.