Rio Pardo recebeu, depois de 12 anos, uma etapa do Encontro Nacional de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). Foram dois dias de vivência do folclore por meio dos passos e da interpretação de quase 500 artistas, que encantaram o público no Ginásio Paulo César de Castro no fim de semana ou quem assistiu à transmissão ao vivo pelo YouTube – foram quase 15 mil visualizações.
Um dos pontos altos do evento foram as danças tradicionais gaúchas, apresentadas durante todo o domingo. As invernadas foram julgadas por uma equipe de jurados do Movimento de Tradições Gaúchas (MTG). “O festival foi um sucesso nos mais variados sentidos, tanto nos espetáculos quanto de público”, comemorou o prefeito de Rio Pardo, Rogério Monteiro (MDB).
As invernadas vencedoras nas danças tradicionais gaúchas na fase regional do Enart em Rio Pardo concorrer nos dias 20 e 21 de agosto na 1ª Inter-Regional, em Erechim. Os ganhadores pela ordem foram: na categoria mirim, CTG Rodeio de Encruzilhada, GF Os Guapos de Camaquã e DTG Danças do Pampa; juvenil, CTG Tropeiros da Amizade (Santa Cruz do Sul); CTG Rodeio da Saudade (Rio Pardo) e CTG Os Gaudérios (Cachoeira do Sul); adulta, CTG Candeeiro da Amizade (Vera Cruz), CTG União Gaúcha Simões Lopes Neto (Pelotas) e CTG Lanceiros de Santa Cruz do Sul; e veterana/xiru, CTG Rincão da Alegria (Santa Cruz do Sul) e CTG Carreteiros da Saudade (Pantano Grande).