Início Geral Motoristas pedem bênção por um trânsito mais seguro

Motoristas pedem bênção por um trânsito mais seguro

Missa e carreata tradicionais da comunidade de Santa Cruz do Sul ocorreram no último sábado

Após carreata, motoristas receberam a bênção em frente da igreja

Luciana Mandler
[email protected]

O Dia do Colono e Motorista é celebrado em 25 de julho – neste ano, na segunda-feira próxima. Mas há comunidades que anteciparam as comemorações para o fim de semana que passou. No sábado, 16, a Paróquia Santo Antônio realizou a missa e a carreata de São Cristóvão, padroeiro dos caminhoneiros, motoristas e viajantes em geral.


O padre Fabrício Niederle observou que, após os últimos dias chuvosos, no sábado a instabilidade climática deu uma trégua e a comunidade pôde se fazer presente nas atividades. “Os motoristas e as famílias vieram agradecer a Deus pela vida, bem como renovar suas preces pela segurança e paz no trânsito”, contou.


Ilidoria Hoscheid, que mora próximo da igreja, há 17 anos participa da missa acompanhada da mãe Erilda Schwants. “Esse é um momento importante, de abençoar os colonos e os motoristas. Precisamos de oração, pois do jeito que o trânsito está é fundamental reforçar a fé e os votos de segurança”, refletiu.

Ilidoria Hoscheid com a mãe Erilda Schwants

CARREATA

Antes mesmo do fim da missa já havia motoristas a postos para participar da carreata e da bênção aos veículos. Caso do motorista Felipe Bonatto, de 33 anos, que esteve no local com o caminhão da Transportadora Göttems, na qual trabalha há quase três anos. De Rio Pardo, o profissional estava com a esposa Gabriela e a filha Alice, de seis anos. Esse foi o primeiro ano que participou e revelou: “A gente trabalha o ano todo. Esse é um momento de trazer a família mais para perto do local de trabalho e também pedir bênção para viajar com mais segurança”.

Felipe Bonatto, esposa Gabriela e filha Alice

O caminhão que puxou a carreta também carregou a imagem de São Cristóvão. A atividade passou por ruas do Bairro Santo Antônio e centrais da cidade até chegar em frente ao Palacinho da Praça da Banceira, retornando para a bênção junto à igreja. Em fila, caminhões – principalmente de empresas –, e carros seguiram o trajeto com buzinaço. À noite houve jantar-baile com animação da banda Magia Musical para 650 pessoas.