Início Geral Semana da Diversidade: “Põe na Roda” aborda direitos e cidadania

Semana da Diversidade: “Põe na Roda” aborda direitos e cidadania

Evento ocorre nesta quarta-feira, 13, a partir das 19 horas, no plenário da Câmara de Vereadores

Fotos: Luiz Fernando Bertuol
Jogos da Integração abriram as atividades da Semana da Diversidade

A primeira edição da Semana da Diversidade de Santa Cruz do Sul conta com diversas atrações. Nesta quarta-feira, 13, ocorre o “Põe na Roda”, com o tema “Direitos, Diversidades e Cidadania: um debate sobre casamento, família e vivências da comunidade LGBTQIA+”, a partir das 19 horas, na Câmara de Vereadores. Na quinta, 14, haverá a exibição do filme “Milk – A Voz da Igualdade”, às 20 horas, no auditório do Direito, no bloco 18 da Unisc. Já na sexta, 15, ocorre o Encontro Estadual de Ativistas, às 19 horas, também no Legislativo.

Rubem Quintana


No domingo, dia 10, jogos de confraternização deram início à programação. As atividades ocorreram no ginásio da Unisc. De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Diversidade, Ruben Quintana, a ação teve como objetivo incentivar a comunidade LGBTQIA+ nos esportes, uma prática que ainda é alvo de discriminação e preconceito.


A realização da Semana é do Instituto PalavraAções, ONG Desafios e Conselho Municipal de Diversidade (Comudi), com patrocínio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e apoio da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte. As pessoas que prestigiarem as diversas atrações podem contribuir com alimentos não perecíveis, que serão revertidos para o projeto Formiguinhas.


Parte da programação prevista para integrar a Semana acabou transferida para o mês de agosto. Assim, no dia 6 do próximo mês, haverá o concurso Miss e Mister Diversidade, em sua terceira edição. No dia seguinte, acontecerá o ápice das atividades em prol da causa LGBT, com a 2ª Parada da Diversidade. Com o slogan “O Preconceito Mata”, a expectativa é que o evento atrai para Santa Cruz pessoas de todo o Vale do Rio Pardo e de outras regiões do Estado. Haverá concentração, passeata, momento ecumênico, apresentações artístico-culturais, coleta de assinaturas para causas em favor do público LGBT, manifestações de lideranças do movimento e instituições parceiras.