José Carlos Ferreira – [email protected]
Esporte Clube Avenida será Santa Cruz do Sul no primeiro nível do futebol estadual em 2023. Essa condição foi conquistada na vitória por 1 a 0 sobre o Passo Fundo nos Eucaliptos neste domingo, 10, no segundo confronto entre as equipes pelas semifinais do Campeonato Gaúcho Série A2. O Periquito também faturou a vaga na final da Divisão de Acesso, onde enfrentará o Esportivo, que eliminou o Lajeadense em Lajeado e também disputará o Gauchão do ano que vem.
O duelo foi equilibrado na primeira metade da etapa inicial, com as duas equipes pisando na área do adversário, porém sem chances claras de gol. O lance de maior perigo só foi acontecer aos 33 minutos. Breno cruzou da esquerda para o meio da área e o lateral Pivô chocou-se contra o goleiro avenidense Rodrigo, enquanto a bola foi pela linha de fundo. O jogo ficou paralisado por 6 minutos para atendimento aos atletas, que voltaram a campo. Depois do retorno da bola rolando, aos 43 minutos, o Periquito mexeu no placar com Jeferson, que aproveitou passe de Tadeu e definiu sem chances para a defesa para Allan.
A volta do Avenida ao Gauchão foi confirmada no segundo tempo. O time orientado pelo técnico Márcio Nunes foi mais ofensivo no começo. Aos 10 minutos, Lucas tocou para Arisson bater na saída de Allan e acertar o poste. O Passo Fundo reagiu em seguida, aos 14, quando Wilson Júnior chutou de fora da área e exigiu grande defesa de Rodrigo a escanteio.
O Passo Fundo esboçou uma pressão pelo empate, sem sucesso. Com várias alterações promovidas por Márcio Nunes, o Avenida controlou as investidas adversárias e administrou a vantagem até o fim do jogo. Classificações para a final da Série A2 e ao Gauchão 2023 garantidas. O Periquito disputará a Divisão Especial depois de quatro anos.