Luísa Ziemann
Depois do anúncio de um investimento histórico de mais de R$ 40 milhões na rede pública de ensino com o Mobiliza Educação, a Prefeitura divulgou na tarde de ontem, no salão nobre do Palacinho, um aporte ainda mais notável para Santa Cruz do Sul. O montante de R$ 200 milhões será destinado a obras no município, com recursos captados junto ao Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), que é operado pela Caixa Econômica Federal. O plano inclui, entre outras ações, reestruturação, pavimentação e recapeamento de vias urbanas e rurais, criação de um mercado público e construção de uma elevada no Bairro Arroio Grande.
A assinatura do contrato com a Caixa reuniu secretários municipais, vereadores e demais líderes políticos. Esse é o terceiro contrato do Finisa com a Prefeitura, sendo o primeiro da prefeita Helena Hermany (Progressistas) – os outros dois foram no governo de Telmo Kirst. Parte do valor será destinado a investimentos previstos no pacote de mobilidade urbana lançado em dezembro do ano passado, incluindo a segunda etapa da duplicação do trecho urbano da BR-471 e a elevada entre as avenidas Euclydes Kliemann e Castelo Branco.
Obras que foram iniciadas com verbas dos outros financiamentos do Finisa, como a do Centro Administrativo Municipal, na Rua Coronel Oscar Jost, e do Centro de Eventos, no Parque de Oktoberfest, devem voltar a receber atenção neste momento. Uma parcela do valor anunciado nessa terça-feira será canalizada para a conclusão das estruturas. Os novos projetos previstos incluem, por exemplo, reestruturação da Avenida Léo Kraether, pavimentações das estradas Bruno Pritsch e de Linha Áustria, e criação de alças laterais, novas rotatórias, pontes e passarelas de pedestres ao longo dos 9 quilômetros do trecho urbano municipalizado da BR-471.
Parte do valor também será usado no recapeamento de estradas e para amenizar o déficit de vias pavimentadas, que chega a 61 quilômetros na zona urbana e 145 quilômetros na rural. As vias contempladas, no entanto, ainda não foram definidas e, de acordo com Helena, no interior a escolha de quais ruas receberão asfalto será feita em conjunto com as comunidades. Através do Mobiliza Desenvolvimento, o interior do município ainda receberá investimentos em redes hídricas, internet e energia trifásica.
Com o objetivo de atender tanto interior quanto área urbana, o investimento na cidade deve percorrer centro e bairros. O plano prevê melhorias em iluminação, revitalização da pista atlética e do campo municipal do Parque da Oktoberfest, infraestrutura de esporte e lazer no Lago Dourado, implantação de energia solar nos prédios públicos, construção de quadras esportivas nos bairros e a implantação de um mercado público entre as ruas Tiradentes e Galvão Costa.
O presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo Rabuske (PTB), convocou o Legislativo para uma reunião extraordinária amanhã, às 17 horas, para o debate de dez projetos oriundos do Executivo, entre eles o que autoriza a Prefeitura a contratar operação de crédito junto à Caixa. Para Helena, esse alto investimento em infraestrutura é digno de um município pujante. “Não existir internet no meio rural ou vias pavimentadas em determinados bairros da cidade não combina mais com Santa Cruz”, salienta. “Somos um município em constante evolução e precisamos evoluir em todos os sentidos.”