Início Geral SindiTabaco celebra 75 anos com representação de 14 indústrias

SindiTabaco celebra 75 anos com representação de 14 indústrias

Evento, que aconteceu na sede do Country Club,
reuniu diversas autoridades para celebrar aniversário do SindiTabaco

Autoridades, lideranças e representantes do agronegócio estiveram reunidos na segunda-feira, 13, no Santa Cruz Country Club, para celebrar os 75 anos do Sindicato Interestadual das Indústrias do Tabaco (SindiTabaco). A entidade, fundada em 24 de junho de 1947, tem seu foco voltado para a defesa das 14 empresas associadas. O presidente Iro Schünke, juntamente com a atual diretoria, recebeu os convidados, como o ex-presidente Hélio Adolfo Fensterseifer, que por duas décadas esteve à frente do sindicato. O dirigente lembrou momentos marcantes e ressaltou os focos de atuação do SindiTabaco: a sustentabilidade da cadeia produtiva, assuntos regulatórios e visibilidade do setor.


“Temos como principal objetivo a defesa e o fortalecimento da cadeia produtiva do tabaco, geradora de renda e empregos para milhares de brasileiros, no campo e na cidade. Apesar de ser, em essência, uma entidade representativa da indústria, nossas ações envolvem os produtores integrados e, ao longo dos anos, as ações tornaram-se programas que passaram a impactar de forma positiva não somente aqueles que vivem o dia a dia deste importante segmento, mas a sociedade como um todo. Tornaram-se modelo para outros setores do agro, inclusive”, destacou Schünke.

Iro Schünke: “O SindiTabaco foi uma pequena semente que germinou, cresceu e hoje é um grande parceiro das indústrias”


De acordo com o executivo, são muitos os exemplos de iniciativas que têm inspirado outras cadeias produtivas e setores. Do incentivo ao reflorestamento e preservação da mata nativa, à proteção a criança e do adolescente e iniciativas voltadas à logística reversa e a saúde e segurança do produtor, nesses 75 anos e, em especial, nas últimas três décadas, a inovação e o pioneirismo pautaram as ações do sindicato, voltadas a áreas que hoje são referidas como ESG (sigla para Environmental, Social and Governance ou Ambiental, Social e Governança).


“Contamos com iniciativas à frente da legislação e que já completam duas a três décadas de existência. Seguiremos inovando na busca de práticas que assegurem a manutenção da qualidade e a integridade do produto, para que sigamos na liderança do mercado mundial de tabaco”, projetou Schünke, que encerrou com otimismo: “Rumo aos 100 anos”.

Os jornalistas Augusto Nunes e Paulo Andreoli participaram do evento


O evento contou com a participação dos jornalistas Augusto Nunes, reconhecido por sua trajetória em diversas redações de veículos de comunicação do País, e Paulo Andreoli, CEO da MSL na América Latina. Ambos conduziram um diálogo sobre o cenário político e econômico, abordando temas relevantes para os convidados. Entre as pautas Bolsonaro x Lula, Supremo Tribunal Federal (STF), as fake news, a polêmica Lava-Jato e o futuro próximo das eleições e as mulheres na política e seu espaço na sociedade.


“Comemorar 75 anos com presença ilustres no meio do Jornalismo é muito importante”, enfatizou Schunke. “Ter a presença de profissionais da imprensa nacional é essencial para ouvir suas opiniões e também para que saibam mais sobre o nosso setor. Eles conheceram o setor e o Instituto Crescer Legal.”

A diretoria do SindiTabaco – gestão 2021/2024

Presidente: Iro Schünke
Vice-presidente de Secretaria: Edenir Gassen
Vice-presidente de Finanças: Flávio Marques Goulart
Vice-presidente de Relações Industriais (Recursos Humanos): Valmor Thesing
Vice-presidente de Assuntos Fiscais: Roberto Naue
Vice-presidente de Produção e Qualidade de Tabaco: Paulo Cezar Favero
Vice-presidente de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social: Jorge Struecker