Autoridades, lideranças e representantes do agronegócio estiveram reunidos na segunda-feira, 13, no Santa Cruz Country Club, para celebrar os 75 anos do Sindicato Interestadual das Indústrias do Tabaco (SindiTabaco). A entidade, fundada em 24 de junho de 1947, tem seu foco voltado para a defesa das 14 empresas associadas. O presidente Iro Schünke, juntamente com a atual diretoria, recebeu os convidados, como o ex-presidente Hélio Adolfo Fensterseifer, que por duas décadas esteve à frente do sindicato. O dirigente lembrou momentos marcantes e ressaltou os focos de atuação do SindiTabaco: a sustentabilidade da cadeia produtiva, assuntos regulatórios e visibilidade do setor.
“Temos como principal objetivo a defesa e o fortalecimento da cadeia produtiva do tabaco, geradora de renda e empregos para milhares de brasileiros, no campo e na cidade. Apesar de ser, em essência, uma entidade representativa da indústria, nossas ações envolvem os produtores integrados e, ao longo dos anos, as ações tornaram-se programas que passaram a impactar de forma positiva não somente aqueles que vivem o dia a dia deste importante segmento, mas a sociedade como um todo. Tornaram-se modelo para outros setores do agro, inclusive”, destacou Schünke.
De acordo com o executivo, são muitos os exemplos de iniciativas que têm inspirado outras cadeias produtivas e setores. Do incentivo ao reflorestamento e preservação da mata nativa, à proteção a criança e do adolescente e iniciativas voltadas à logística reversa e a saúde e segurança do produtor, nesses 75 anos e, em especial, nas últimas três décadas, a inovação e o pioneirismo pautaram as ações do sindicato, voltadas a áreas que hoje são referidas como ESG (sigla para Environmental, Social and Governance ou Ambiental, Social e Governança).
“Contamos com iniciativas à frente da legislação e que já completam duas a três décadas de existência. Seguiremos inovando na busca de práticas que assegurem a manutenção da qualidade e a integridade do produto, para que sigamos na liderança do mercado mundial de tabaco”, projetou Schünke, que encerrou com otimismo: “Rumo aos 100 anos”.
O evento contou com a participação dos jornalistas Augusto Nunes, reconhecido por sua trajetória em diversas redações de veículos de comunicação do País, e Paulo Andreoli, CEO da MSL na América Latina. Ambos conduziram um diálogo sobre o cenário político e econômico, abordando temas relevantes para os convidados. Entre as pautas Bolsonaro x Lula, Supremo Tribunal Federal (STF), as fake news, a polêmica Lava-Jato e o futuro próximo das eleições e as mulheres na política e seu espaço na sociedade.
“Comemorar 75 anos com presença ilustres no meio do Jornalismo é muito importante”, enfatizou Schunke. “Ter a presença de profissionais da imprensa nacional é essencial para ouvir suas opiniões e também para que saibam mais sobre o nosso setor. Eles conheceram o setor e o Instituto Crescer Legal.”
A diretoria do SindiTabaco – gestão 2021/2024
Presidente: Iro Schünke
Vice-presidente de Secretaria: Edenir Gassen
Vice-presidente de Finanças: Flávio Marques Goulart
Vice-presidente de Relações Industriais (Recursos Humanos): Valmor Thesing
Vice-presidente de Assuntos Fiscais: Roberto Naue
Vice-presidente de Produção e Qualidade de Tabaco: Paulo Cezar Favero
Vice-presidente de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social: Jorge Struecker