Lavignea Witt
[email protected]
Produtores e organizadores de obras audiovisuais desejam ver seus trabalhos valorizados no âmbito do cinema. Na Região dos Vales, isso é possível através do 5º Festival Santa Cruz de Cinema. O evento, que será realizado presencialmente de 24 a 28 de outubro no auditório da Universidade de Santa Cruz (Unisc), é anual e premia produções audiovisuais de curta-metragem em âmbitos regional e nacional. Este ano, além do Festival, haverá uma programação especial, entre junho e dezembro, com oficinas, exibições de filmes e debates sobre a produção e a crítica audiovisual, tendo a participação de profissionais reconhecidos neste segmento.
O Festival Santa Cruz de Cinema é uma realização do Sesc/RS – Unidade Operacional Santa Cruz do Sul, da Unisc – cursos de Comunicação Social e da Pé de Coelho Filmes. A quinta edição tem o patrocínio da JTI e da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. O professor da Unisc, Rudinei Kopp, faz parte da organização do Festival desde 2017 e afirma estar ansioso pelo evento.
“Temos, neste ano, a volta completa para o presencial. Num cenário de pandemia que alterou a vida por dois anos, essa volta completa chega a ser uma novidade. Estamos com uma mobilização muito forte nas escolas de ensino médio da região. Faltam vários meses e elas já são nossas parceiras ativas. Vamos fazer atividades preparatórias e elas serão divulgadas nas próximas semanas”, adianta o organizador.
A expectativa de Kopp é que o evento agite a cidade. “São mais de 700 filmes inscritos. Queremos lotar o auditório da Unisc todas as noites, ver todas as escolas vendo cinema de curta-metragem, e fazer o pessoal vir de tudo que é canto para ver o Festival Santa Cruz de Cinema”, animou-se.
A programação detalhada das exibições, das oficinas e dos debates sempre é divulgada com antecedência no site www.festivalsantacruzdecinema.com.br e nas redes sociais do evento: @festsantacruzcinema no Instagram e @festivalsantacruzdecinema no Facebook. As inscrições de filmes devem ser realizadas exclusivamente por meio do site oficial – o prazo para isso começou no último domingo, 15, e vai até 30 de junho.
Atenção para as normas de participação e seleção
Para participar do Festival Santa Cruz de Cinema, o filme precisa ter até 25 minutos de duração, incluindo os créditos; ser do gênero ficção ou animação e/ou documentário; produzido no Brasil ou feito por brasileiros; possuir cópia ou exibição em formato digital; tenha sido finalizado após 1º de janeiro de 2021; não tenha sido selecionado para edições anteriores do evento; esteja hospedado na plataforma YouTube ou na Vimeo; esteja completo até o momento do cadastro; e, obrigatoriamente, tenha legendas em português.
Por meio de uma Comissão de Seleção, formada por especialistas em cinema, 18 filmes serão escolhidos para a Mostra Competitiva, sendo 12 nacionais e seis regionais. Os selecionados competem aos prêmios de: Melhor Filme, Melhor Filme Gaúcho, Melhor Filme do Júri Popular (votação do público), Melhor Direção, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora e Melhor Desenho de Som.
O anúncio dos vencedores do troféu “Tipuana” ocorrerá em cerimônia oficial no encerramento do Festival, em 28 de outubro, às 19 horas. Para a Mostra Olhares Daqui, serão indicadas seis produções elaboradas em âmbito universitário e ligadas a disciplinas oferecidas nos cursos de Comunicação Social da Unisc, que disputarão o título de Melhor Filme, a ser concedido por júri específico.
Em todas as categorias, quando selecionados, os responsáveis pelas obras devem enviar para a organização do evento em até cinco dias: cópia de exibição legendada em português, em formato MOV, PROress ou MP4, resolução Full HD ou superior, som 2.0 estéreo, três fotos de divulgação do curta, cartaz, Termo de Autorização de Exibição assinado e materiais para redes sociais. Outras informações podem ser obtidas no site do Festival por e-mail [email protected], telefone (51) 3713-3222 (Sesc Santa Cruz) ou WhatsApp (51) 99374-5844.